Bullying e a relação entre atividade física e coordenação motora: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i3.5075Palavras-chave:
Bullying, Coordenação motora, Atividade Física.Resumo
O bullying acontece com o intuito de ferir e magoar a vítima, ocorrendo principalmente de três maneiras: agressões físicas diretas; agressões verbais diretas; e agressões indiretas. Objetivo: Reunir as informações sobre fenômeno bullying com o envolvimento nas aulas de Educação Física e verificar a sua relação com o desempenho motor e a prática de atividade física de seus envolvidos, através de uma revisão sistemática. Materiais e Método: Realizou-se uma busca nas bases de dados: Scopus, Pubmed e no The Scientific Electronic Library Online – SciELO, utilizando-se as seguintes palavras-chaves:“physical education”, “motor”, “motor ability”,“development motor” e“ perfomance motor”, todas elas combinadas com a palavra Bullying. Resultado: No final do processo apenas cinco artigos foram selecionados e analisados. Encontrou-se uma associação entre a menor participação nas aulas de Educação Física e a vitimização, da mesma forma, os alunos sedentários são os mais propensos a sofrerem bullying, assim como acontece com as crianças que sofrem com problemas no desenvolvimento da coordenação. Considerações finais: Os estudos apontam uma relação entre as variáveis estudadas, entretanto não se conhece a causalidade das mesmas. No entanto, estudos com desenhos mais arrojados se fazem necessários para não apenas descrever, mas também explicar o Bullying no contexto da Educação Física.Downloads
Publicado
2014-10-10
Edição
Seção
ARTIGO DE REVISÃO