Bullying e a relação entre atividade física e coordenação motora: uma revisão sistemática

Autores

  • Pâmella Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC
  • Marcela Almeida Zequinão Universidade do Minho
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i3.5075

Palavras-chave:

Bullying, Coordenação motora, Atividade Física.

Resumo

O bullying acontece com o intuito de ferir e magoar a vítima, ocorrendo principalmente de três maneiras: agressões físicas diretas; agressões verbais diretas; e agressões indiretas. Objetivo: Reunir as informações sobre fenômeno bullying com o envolvimento nas aulas de Educação Física e verificar a sua relação com o desempenho motor e a prática de atividade física de seus envolvidos, através de uma revisão sistemática. Materiais e Método: Realizou-se uma busca nas bases de dados: Scopus, Pubmed e no The Scientific Electronic Library Online – SciELO, utilizando-se as seguintes palavras-chaves:“physical education”, “motor”, “motor ability”,“development motor” e“ perfomance motor”, todas elas combinadas com a palavra Bullying. Resultado: No final do processo apenas cinco artigos foram selecionados e analisados. Encontrou-se uma associação entre a menor participação nas aulas de Educação Física e a vitimização, da mesma forma, os alunos sedentários são os mais propensos a sofrerem bullying, assim como acontece com as crianças que sofrem com problemas no desenvolvimento da coordenação. Considerações finais: Os estudos apontam uma relação entre as variáveis estudadas, entretanto não se conhece a causalidade das mesmas. No entanto, estudos com desenhos mais arrojados se fazem necessários para não apenas descrever, mas também explicar o Bullying no contexto da Educação Física.

Biografia do Autor

Pâmella Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marcela Almeida Zequinão, Universidade do Minho

Doutoranda em Estudos da Criança com Especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação na Universidade do Minho. Bolsista da CAPES – Proc. nº 0815/14-4,

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Ph.d do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UDESC.

Downloads

Publicado

2014-10-10

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO