Aptidão física relacionada à saúde de mulheres ao iniciar um programa de treinamento aquático

Autores

  • Thiago Medeiros Daniele Universidade Federal do Ceará
  • Maria Tatiana de Lima Rocha

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i4.5326

Palavras-chave:

Composição Corporal, Sedentarismo, Avaliação Física, Saúde.

Resumo

Objetivo: verificar possível relação entre a aptidão cardiorrespiratória e a composição corporal de voluntárias que iniciaram programas de exercícios aquáticos. Método: trata-se de um estudo descritivo desenvolvido em uma amostra de 24 mulheres sedentárias, com média de idade de 25,2 ± 5,9 anos, na cidade de Fortaleza, Ceará. A aptidão cardiorrespiratória foi avaliada através do VO2 máximo. A composição corporal foi avaliada através do índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal, relação cintura/quadril, densidade corporal, peso ósseo, peso muscular, peso residual e massa magra. Resultados e considerações finais: o percentual de gordura corporal foi independentemente associado com a densidade corporal, VO2 máximo (p < 0,005) e circunferência abdominal (p = 0,003). Mulheres com IMC e percentual de gordura elevados apresentam médias significativamente inferiores de VO2 máximo, em comparação às mulheres com níveis desejados destes parâmetros. Além disso, o IMC foi inversamente correlacionado aos valores de VO2 máximo.

Biografia do Autor

Thiago Medeiros Daniele, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Educação Física e Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Fortaleza (UFC). -Departamento de Biomedicina.

Maria Tatiana de Lima Rocha

Graduada em Educação Física, especialista em Educação Física para grupos especiais Mestranda em Ciências do Esporte pela Universidade Trás dos Montes e Alto Douro – UTAD.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL