Educação Física na Educação Infantil: discutindo a formação inicial e o interesse de atuação de acadêmicos de Educação Física/Licenciatura neste nível de ensino

Autores

  • Bruna Girelli Pochmann CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
  • Derli Juliano Neuenfeldt

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.5594

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Inicial, Educação Infantil.

Resumo

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Física é componente curricular obrigatório para e Educação Básica, que abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Objetivo: analisar e discutir a formação inicial e o interesse de atuação de acadêmicos de Educação Física, na Educação Infantil. Método: pesquisa qualitativa realizada com trinta acadêmicos de um curso de Educação Física – Licenciatura do RS/Brasil, que no semestre 2014B possuíam 80% da graduação concluído e com três professores que ministram aulas neste mesmo curso. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo onze questões para os alunos e com os professores foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada, através da interpretação das respostas dos questionários e entrevistas, sendo estabelecidas categorias de análise para que fosse possível desenvolver uma reflexão sobre o estudo. Resultados e considerações finais: pode-se perceber que os alunos estão preparados para atuar com a Educação Infantil, pois disseram ter preparo, apesar de alguns não conhecerem métodos de ensino que podem ser aplicados nas aulas de Educação Física, para Educação Infantil. O possível campo de atuação mais citado pelos alunos foi os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que obteve 30% de escolha. Pôde-se perceber que se faz necessário reavaliar o currículo do curso para que os alunos possam ter uma melhor compreensão das contribuições da Educação Física, na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Bruna Girelli Pochmann, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

Educação Física Infantil.

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Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL