A inclusão escolar e as condições de acessibilidade: um estudo preliminar na região sudoeste do Paraná

Andréia Paula Basei, Grezieli Fátima Cavasini

Resumo


A acessibilidade na sua dimensão física-arquitetônica ganha destaque como uma das condições básicas para a inclusão educacional. Objetivo: analisar as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nas escolas públicas de municípios da região sudoeste do Paraná. Conhecer a legislação vigente sobre acessibilidade para traçar um paralelo com relação aos princípios e diretrizes assegurados em lei e as condições estruturais da realidade, bem como, analisar a percepção dos professores de Educação Física e direção das escolas sobre as condições de atendimento oferecidas aos alunos com deficiência. Método: A pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo e de campo, centrada em fatos objetivamente observáveis, mapeando as condições de acessibilidade no ambiente escolar em vinte escolas públicas, escolhidas aleatoriamente em treze municípios da região. Para a coleta das informações foram utilizados como instrumentos a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. Resultados: observou-se que as escolas não atendem a todos os itens dispostos na legislação e que a maioria delas possui projetos para eliminação de barreiras físicas. Verificou-se que os docentes não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência e que não existe um projeto de capacitação por parte das escolas. Considerações finais: aponta-se a necessidade de que as condições de acessibilidade devem ser garantidas em todos os espaços escolares e que os docentes participem de programas de capacitação e formação continuada a fim de garantir a efetiva inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular.

Palavras-chave


Ambiente escolar; Barreiras físicas/arquitetônicas; Legislação; Práticas pedagógicas; Educação Física.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.5645

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