A inclusão escolar e as condições de acessibilidade: um estudo preliminar na região sudoeste do Paraná

Autores

  • Andréia Paula Basei Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá
  • Grezieli Fátima Cavasini Universidade Paranaense, Unidade Universitária de Francisco Beltrão, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.5645

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Barreiras físicas/arquitetônicas, Legislação, Práticas pedagógicas, Educação Física.

Resumo

A acessibilidade na sua dimensão física-arquitetônica ganha destaque como uma das condições básicas para a inclusão educacional. Objetivo: analisar as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nas escolas públicas de municípios da região sudoeste do Paraná. Conhecer a legislação vigente sobre acessibilidade para traçar um paralelo com relação aos princípios e diretrizes assegurados em lei e as condições estruturais da realidade, bem como, analisar a percepção dos professores de Educação Física e direção das escolas sobre as condições de atendimento oferecidas aos alunos com deficiência. Método: A pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo e de campo, centrada em fatos objetivamente observáveis, mapeando as condições de acessibilidade no ambiente escolar em vinte escolas públicas, escolhidas aleatoriamente em treze municípios da região. Para a coleta das informações foram utilizados como instrumentos a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. Resultados: observou-se que as escolas não atendem a todos os itens dispostos na legislação e que a maioria delas possui projetos para eliminação de barreiras físicas. Verificou-se que os docentes não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência e que não existe um projeto de capacitação por parte das escolas. Considerações finais: aponta-se a necessidade de que as condições de acessibilidade devem ser garantidas em todos os espaços escolares e que os docentes participem de programas de capacitação e formação continuada a fim de garantir a efetiva inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular.

Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá Atuação nas áreas pedagógica e produção do conhecimento

Grezieli Fátima Cavasini, Universidade Paranaense, Unidade Universitária de Francisco Beltrão, Paraná

Licenciada em Educação Física pela Universidade Paranaense, Unidade Universitária de Francisco Beltrão, Paraná

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Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL