As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS

Autores

  • Silvester Franchi Universidade Federal de Santa Maria.
  • Daiane Dalla Nora Universidade Federal de Santa Maria.
  • Elciana Buffon Universidade Federal de Santa Maria.
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i2.5687

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Formação Continuada, Trabalho Pedagógico.

Resumo

Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física.

Biografia do Autor

Silvester Franchi, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestrando em Educação Física CEFD/UFSM.

Daiane Dalla Nora, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda em Educação Física CEFD/UFSM.

Elciana Buffon, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda em Educação Física CEFD/UFSM.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria.

Professor Associado, Departamento de Desportos Individuais CEFD/UFSM.

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Publicado

2015-09-17

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL