Alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-GO

Autores

  • Patricia Espíndola Mota Venâncio Unievangélica Centro Universitário de Anápolis-Go
  • David Henrique de Souza Matias Unievangélica Centro Universitário de Anápolis-Go
  • Grassyara Pinho Tolentinho Unievangélica Centro Universitário de Anápolis-Go
  • Gabriel Dutra de Jesus Siqueira Unievangélica Centro Universitário de Anápolis-Go
  • Samuel Vidal
  • Iransé Oliveira Silva UNB Faculdade de Educação Física. Brasíli- DF

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i2.5720

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Escolares, Educação Física.

Resumo

Objetivo: comparar as alterações psicomotoras por meio das aulas de Educação Física, em crianças de 8 a 9 anos de uma escola municipal de Anápolis-Go. Método: a amostra foi composta por 31 alunos de uma escola municipal de Anápolis-GO. Incluiu a realização da bateria psicomotora de Oliveira, que avaliou coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal. Houve uma intervenção de 06 meses, e duas avaliações pré e pós. A amostra foi submetida a duas aulas de Educação Física por semana, com duração de 50 minutos, envolvendo atividades lúdico–recreativas, com base nas necessidades encontradas no primeiro teste, finalizando com a reavaliação psicomotora a fim de constatar as alterações ocorridas durante a intervenção. Foi realizado o test “t de Mann-Whitney para comparar o pré e pós avaliação por meio do software SPSS 21.0, com nível de significância de p≤0,05. Resultados: constatou-se que as crianças analisadas se encontravam dentro da faixa de aprendizagem. Melhoras significativas na coordenação motora e equilíbrio, no esquema corporal e na estrutura espacial foram observadas a partir da intervenção psicomotora de seis meses. Considerações finais: os aspectos psicomotores dos escolares, após o desenvolvimento de práticas corporais que envolviam elementos psicomotores por meio das aulas de Educação Física, aprimoraram os parâmetros esperados para a sua faixa etária.

Biografia do Autor

Patricia Espíndola Mota Venâncio, Unievangélica Centro Universitário de Anápolis-Go

Professora de psicomotricidade, coordenadora pedagógica, Doutora pela universidade Cátolica de Brasilia

Grassyara Pinho Tolentinho, Unievangélica Centro Universitário de Anápolis-Go

Doutoranda em Educação física pela UNB, mestre em Educação Física pela Universidade Cátolica de Brasília

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Publicado

2015-09-17

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL