Descrição da evolução do comportamento motor aquático: um estudo observacional

Autores

  • Rossane Trindade Wizer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nadia Cristina Valentini ESEF-UFRGS
  • Flávio Antônio Souza Castro ESEF-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.5949

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Habilidades Aquáticas, Criança

Resumo

Objetivo: descrever a evolução do comportamento motor aquático, bem como as características socioafetivas, que crianças iniciantes em um programa de natação apresentam ao longo das primeiras semanas de aprendizagem. Método: foram realizadas observações de 10 crianças, por um período de 12 semanas, ao longo de seis aulas. As observações ocorreram individualmente, durante os 45 minutos de aula. Relatórios descritivos foram realizados a cada observação. Analisaram-se: posição do corpo e da cabeça; ação de pernas e braços; sincronização dos movimentos e movimentos respiratórios. Resultados: todos os participantes melhoraram ou mantiveram a posição do corpo ao longo das observações, resultado que se repetiu quanto à posição da cabeça e também quanto ao movimento das pernas, com exceção de um aluno. Já em relação ao movimento de braços, sincronização dos movimentos e respiração, poucos melhoraram ao longo das observações. Identificou-se também que os aspectos socioafetivos do desenvolvimento interferem sobremaneira na aquisição dessas habilidades. Considerações finais: a pesquisa mostrou que cada indivíduo possui um processo singular de desenvolvimento das habilidades aquáticas. Entretanto, características comuns nesse processo foram identificadas.

Biografia do Autor

Rossane Trindade Wizer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em Educação Física pela ESEF-UFRGS. Especialista em Motricidade Infantil e Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH-UFRGS

Nadia Cristina Valentini, ESEF-UFRGS

Possui Pós-Doutorado na School of Public Health - University of Maryland - EUA e Doutorado e Mestrado em Health and Human Performance - ênfase no Comportamento Motor pela Auburn University - EUA e graduação em Educação Física. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano com orientação de alunos de mestrado e doutorado. O principal enfoque de sua pesquisa e o desenvolvimento motor de crianças de risco e ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As pesquisas são voltadas a avaliação do desenvolvimento e intervenção quando atrasos e riscos são detectados. Atua também em pesquisas nas escolas públicas na implementação de estratégias curriculares e programas compensatórios. É coordenadora do Grupo de pesquisa em Avaliações e Intervenções Motoras e coordenadora do curso de especialização em Motricidade Infantil da UFRGS.

Flávio Antônio Souza Castro, ESEF-UFRGS

Doutor (2007) e Mestre (2002) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área da biomecânica e da fisiologia aplicadas à natação. Vice-Diretor da Escola de Educação Física da UFRGS (2012-2016); Professor Permanente e Coordenador (2010-2014) do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - Mestrado e Doutorado - da mesma instituição (Disciplina de Métodos Quantitativos). Foi membro da Câmara de Pesquisa (2010-2014), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2012-2014) e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (2013-2014). Atuação principalmente nos seguintes temas: treinamento, biomecânica, fisiologia do exercício e pedagogia da natação e de outros esportes aquáticos. Membro do Comitê Científico do Biomechanics and Medicine in Swimming (Oslo 2010, Canberra 2014), do Congresso da Sociedade Internacional de Biomecânica (2013) e da Conferência Anual da Sociedade Internacional de Biomecânica do Esporte (ISBS -Porto 2011). Líder do Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL