História do ciclismo em Porto Alegre: os altos e baixos de uma prática

Autores

  • Carolina Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.5998

Palavras-chave:

Ciclismo, História do Esporte, Clubes.

Resumo

O ciclismo é um esporte de origem europeia, que pode ser definido como a prática das corridas de bicicleta. No decorrer do século XIX ocorreu sua difusão para outros continentes, chegando ao Brasil e ao estado do Rio Grande do Sul na segunda metade do século. Objetivo: historiar desde as primeiras provas ciclísticas em Porto Alegre, passando pelo arrefecimento das disputas, até os anos de 1930, quando são retomadas as provas ciclísticas na cidade. Método: análise documental de publicações acerca do ciclismo em jornais do Rio Grande do Sul que circulavam na transição do século XIX e primeira metade do século XX. Resultados e Discussão: no princípio, a prática ciclística era promovida por dois clubes de Porto Alegre, que rivalizavam disputas acirradas. Ambos possuíam locais próprios para a prática, os velódromos. No final da década de 1910, o ciclismo teve um declínio com o advento do futebol, a novidade esportiva da época. Após um período em baixa, o esporte ganha um novo fôlego na década de 1930. Novos clubes haviam sido formados e a prática não estava mais restrita à capital, ocorriam também no interior, principalmente na cidade de Pelotas. A partir do fim do século XIX, as competições passaram a ter notas frequentes no jornal A Federação. Além disso, houve a criação de uma entidade própria, a Federação Gaúcha de Ciclismo, em 1935, que, posteriormente, também incorporou a prática do motociclismo. Considerações finais: historicamente, o ciclismo faz parte do cenário esportivo sul-rio-grandense, mas, ao longo do tempo, sofreu períodos de ascensão e declínio nas primeiras décadas do século XX.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH/ESEF/UFRGS. Mestra no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano com bolsa CAPES. Especialista em Cinesiologia pela ESEF/ UFRGS. Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade da Região da Campanha (2002). Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Membro integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte- NEHME- ESEF/UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, remo, história cultural, identidades culturais. Participante do 19th International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students of the International Olympic Academy, ocorrido em Olímpia - Grécia, em 2012.

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa denominada Representações Sociais do Movimento Humano. Bolsista Capes. Bacharel em Educação Física (ESEF/UFRGS). Licenciado em Educação Física (ESEF/UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Pesquisa a História do Esporte Adaptado e Paralímpico. Pode atuar nas subáreas: educação física e esportes adaptados, estudos socioculturais em educação física, esportes coletivos, voleibol, educação física infantil, educação física escolar, recreação e lazer.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol e Especialização em Pesquisa Curricular (UFSM). Licenciada em Educação Física (UFSM). É professora associada da Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS, onde atua nos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física da UFRGS. Realiza pesquisas em História do Esporte e da Educação Física, além de estudos históricos e socioculturais sobre o esporte paralímpico e o esporte adaptado.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL