Otimização do conforto ambiental no espaço escolar: uma visão sustentável

Autores

  • Eduardo Goettert Burgos Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.
  • Giane de Campos Grigoletti Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). Docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.
  • Dinara Xavier da Paixão Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). Docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.6019

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Conforto Ambiental, Escolares, Rendimento Escolar, Saúde

Resumo

Práticas sustentáveis no espaço escolar são ações importantes que visam à redução do consumo energético e de recursos naturais, as quais podem melhorar as condições de conforto ambiental de salas de aula, auxiliando no rendimento escolar e diminuindo riscos à saúde dos escolares. Objetivo: revisar práticas arquitetônicas sustentáveis que possibilitem otimizar as condições de conforto visual, térmico e acústico no espaço escolar. Resultados: com base na literatura, constata-se que a utilização da iluminação natural é uma das ferramentas sustentáveis mais importantes para melhorar o conforto visual em salas de aula. Para melhorar o conforto térmico, estratégias básicas de ventilação natural são fundamentais. A utilização de materiais naturais ou reciclados é uma alternativa aos materiais tradicionais para melhorar o conforto acústico. Considerações finais: a utilização de estratégias adequadas na concepção do projeto arquitetônico ou reestruturação de espaços construídos, bem como recorrer a materiais alternativos, melhoram o conforto ambiental de salas de aula e reduzem o impacto ambiental.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO