Dança: resgate e vivências na Educação Física escolar

Autores

  • Livia Martinez Veras Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Cristina Tillmann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nycolle Martins Reis Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimaraes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.6091

Palavras-chave:

Escola, Atividade Motora, Criança

Resumo

Objetivo: analisar artigos referentes à dança no todo da Educação Física Escolar. Método: foram selecionados por meio de busca eletrônica, artigos publicados nos últimos 10 anos em revistas indexadas com qualis e/ou fator de impacto. Resultados: sete estudos atenderam aos critérios de inclusão, sendo quatro publicados na língua inglesa e os outros três na língua portuguesa. Destes, três tratavam da dança de salão na escola, um da dança de rua e os outros três do uso do videogame de dança na Educação Física escolar. Considerações finais: há uma lacuna na literatura, pois apenas três modalidades de dança foram associadas à Educação Física, sendo que outras podem ser exploradas neste contexto. A dança, assim como outras atividades utilizadas na Educação Física escolar, pode proporcionar benefícios ao estado biopsicossocial do aluno, desde as séries iniciais, necessitando ser mais explorada no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Livia Martinez Veras, Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID

Ana Cristina Tillmann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID

Nycolle Martins Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID

Adriana Coutinho de Azevedo Guimaraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID

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Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO