Motivação de atletas escolares dos VII Jogos da Amizade: um estudo com o Colégio Militar de Santa Maria, RS

Autores

  • Tatiane Minuzzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelly Christine Maccarini Pandolfo Universidade Federal de Santa Maria
  • Cati Reckelberg Azambuja Universidade Federal de Santa MAria
  • Rafaella Righes Machado Universidade Federal de Santa MAria
  • Daniela Lopes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i2.6356

Palavras-chave:

Motivação, Esportes, Escolares.

Resumo

A motivação é um processo intencional dirigido a uma meta e é determinada por fatores individuais, sociais, ambientais e culturais e definida por nível de autodeterminação resultando em três diferentes tipos: intrínseca, extrínseca e amotivação. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo verificar o nível de motivação de atletas escolares, participantes dos VII Jogos da Amizade dos colégios militares do Brasil, 2013. Método: utilizou-se, como método de coleta de dados, a escala de motivação para o esporte (SMS-BR). Os resultados foram tabulados e tratados na forma de estatística descritiva. Resultados: os resultados mostraram que houve maior índice na motivação intrínseca (MI), sobretudo na dimensão regulação de experiências estimulantes (MI-EE). Considerações Finais: conclui-se, que a motivação dos atletas escolares que disputaram os Jogos da Amizade apresentaram bons níveis motivacionais e que, além da busca pelo melhor resultado, houve a satisfação em estar participando da atividade, de forma voluntária e prazerosa.

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Publicado

2015-09-17

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL