Educação Física no ensino infantil: sua influência no desempenho das habilidades motoras fundamentais

Autores

  • Simone Maria Pansera
  • Patrícia Ramos de Paula
  • Nádia Cristina Valentini

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v9i2.696

Palavras-chave:

Habilidades Motoras Fundamentais, Educação Infantil, Educação Física

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o desempenho de crianças nas habilidades motoras fundamentais salto horizontal, arremesso e equilíbrio sobre um pé, no decorrer de um programa de Educação Física regular. Participaram do estudo 22 crianças, sendo 13 meninos e 9 meninas, com idades entre 4 e 7 anos. O programa foi ministrado por uma professora de educação física, teve 30 minutos de duração semanal e foi desenvolvido durante 33 semanas. Os movimentos foram avaliados por estágios de maturidade, conforme a matriz proposta por Gallahue e Ozmun (2003). Os resultados apontaram que as crianças com 4 e 5 anos apresentaram níveis elementares nas habilidades motoras, de encontro com o esperado para a faixa etária. Porém, as crianças com 6 e 7 anos, também apresentando níveis elementares, e não maduros como se esperava, evidenciaram atrasos em seu desempenho motor. Os resultados sugerem que, embora as crianças participem de atividades devidamente orientadas por profissional qualificado, 30 minutos semanais não tem sido suficiente para estimular adequadamente seu desenvolvimento motor.

Downloads

Publicado

2009-10-20

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL