A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor

Autores

  • Camila Della Passe Américo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natálie dos Reis Rodrigues Kappel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriana Berleze Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i2.7747

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtornos das Habilidades Motoras, Criança.

Resumo

A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens.

Biografia do Autor

Camila Della Passe Américo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e especialização em Motricidade Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Educação e Educação Física - anos iniciais. Atualmente é professora de anos iniciais e de Educação Física na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Natálie dos Reis Rodrigues Kappel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e Especialização em Motricidade Infantil pela mesma Universidade (2013), atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, desempenho escolar e habilidades motoras fundamentais.

Adriana Berleze, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor classe adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas da Educação Física Inclusiva, Estágio Supervisionado em Educação Física-Anos Inicias e Desenvolvimento Motor.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL