A criança com TDAH: análise do desempenho escolar e engajamento motor
DOI:
https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i2.7747Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtornos das Habilidades Motoras, Criança.Resumo
A criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta dificuldades em tomar decisões e adequar seus comportamentos durante as atividades diárias. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho escolar e o engajamento motor nas aulas de Educação Física de uma criança com e outra sem TDAH. Caracterizou-se como um estudo de caso realizado com duas crianças com 8 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar e as Categorias Descritoras de Respostas para analisar o engajamento motor. Os resultados evidenciaram um desempenho inferior da criança com TDAH quando comparada à criança sem o transtorno no desempenho escolar e no engajamento motor durante as aulas de Educação Física. Conclui-se que o ambiente escolar e familiar devem estimular o engajamento, especialmente da criança com TDAH, nas mais variadas formas de aprendizagens.Downloads
Publicado
2016-08-16
Edição
Seção
ARTIGO ORIGINAL