Oficinas de artes visuais: empoderamento e desenvolvimento de habilidades sociais para adolescentes em situação de risco social

Autores

  • Berliete Bolzani Universidade de Franca
  • Maria Georgina Marques Tonello Universidade de Franca
  • Cléria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i3.7759

Palavras-chave:

Educação, Promoção da Saúde, Artes Visuais, Adolescentes em risco social.

Resumo

Objetivo: desenvolver oficinas de artes visuais com adolescentes em situação de risco social, com ênfase na intervenção grupal, visando a criação de um espaço de troca de experiências, aproximação social e desenvolvimento de habilidades sociais, além de conhecer suas percepções sobre os trabalhos realizados nas oficinas. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e participante. Foram realizadas 30 oficinas uma vez por semana com um grupo de 18 adolescentes, de 11 a 15 anos, de ambos os sexos, assistidos por uma ONG. As atividades foram registradas em diário de campo, bem como os relatos, comentários, percepções e comportamento dos adolescentes, sobre as atividades realizadas e a impressão que estas lhes causavam. A transcrição destes relatos foi feita posteriormente, mantendo-se a fala original. Resultados: após a realização das oficinas, os adolescentes foram capazes de perceberem a si mesmos com mais assertividade, melhoraram sua autopercepção, foram capazes de identificar suas necessidades, seus limites e terem discernimento sobre o que podiam ou não fazer. Demonstraram maior interesse nos cuidados consigo e com sua aparência pessoal, além de terem modificado sua percepção em relação ao outro. Considerações finais: as oficinas proporcionaram melhora das habilidades sociais, no empoderamento, na autoestima, auxiliando-os a lidarem melhor com as situações do cotidiano. Trata-se de uma estratégia que está em consonância com os princípios da Promoção da Saúde, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde.

Biografia do Autor

Berliete Bolzani, Universidade de Franca

Docente do curso de Artes Visuais da Universidade de Franca.

Maria Georgina Marques Tonello, Universidade de Franca

Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca.

Cléria Maria Lobo Bittar, Universidade de Franca

Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL