Alimentos e bebidas consumidos por estudantes de odontologia: subsídios para a construção de estratégias de promoção à alimentação saudável

Autores

  • Deison Alencar Lucietto Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - FASURGS.
  • Mayla MaylaMathias Prass
  • Ediane Casani
  • Sidimar Meira Sagaz

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i3.7881

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Alimentação, Açúcares livres, Doenças Crônicas, Estudantes de Odontologia.

Resumo

Introdução e objetivo: a alimentação é fundamental para a construção de modos de vida saudáveis. Evidências científicas mostram a associação entre o maior consumo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar e o incremento de doenças não transmissíveis. Considerando que hábitos alimentares saudáveis devem ser fomentados em espaços como a família e as instituições de ensino, este estudo teve como objetivo descrever os alimentos e as bebidas consumidos por estudantes de Odontologia, durante a permanência nas salas de aula. Método: tratou-se de pesquisa observacional transversal, nas dependências de um Curso de Odontologia no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados de modo indireto através da observação e quantificação de itens descartados nas lixeiras das salas de aula, durante o período de um mês, no ano de 2015. Resultados: ao total, foram contabilizados 1301 itens. Entre os alimentos, identificou-se maior consumo de doces e miscelâneas (66,7%), seguido por biscoitos, bolos e cereais (26,5%), frutas (5,2%) e iogurtes (1,6%). Quanto às bebidas, constatou-se maior consumo de café (52,0%), seguido por refrigerante (16,3%), água (12,6%), bebida achocolatada (8,3%), suco (7,1%) e outros (3,7%). Evidenciou-se maior presença de itens ultraprocessados, hipercalóricos, pouco nutritivos e com grande quantidade de açúcares livres. Considerações finais: a realização de atividades de educação em saúde, incentivo à oferta e à comercialização de alimentos e bebidas saudáveis deve ser estimulada como um meio para a promoção da saúde. Instiga-se a adaptação e o uso de métodos alternativos para a verificação do consumo de alimentos e bebidas por grupos de indivíduos, como os descritos neste estudo, em novas investigações.

Biografia do Autor

Deison Alencar Lucietto, Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - FASURGS.

Cirurgião-dentista, Mestre e Doutor em Ciências na Área de Saúde Pública. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais em Saúde da Fasurgs.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL