Práticas de educação popular em saúde na atenção primária: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i1.8049Palavras-chave:
Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública.Resumo
Objetivo: analisar práticas e ações de educação popular em saúde desenvolvidas no âmbito da atenção primária à saúde brasileira e de que forma estas práticas se coadunam com os princípios e eixos estratégicos propostos pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa, sobre práticas e ações de educação popular em saúde no âmbito da atenção primária e como estas se coadunam com os princípios propostos pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS). A busca foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 8 estudos. Resultados: a partir da análise do conteúdo, emergiram as categorias temáticas “Caracterização das práticas e ações de Educação Popular em Saúde na Atenção Primária”, “Estratégias e recursos adotados no desenvolvimento das práticas”, “As práticas de Educação Popular em Saúde e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS)” e “Entraves e desafios à sistematização e ampliação das propostas de Educação Popular em Saúde”. Foram observados diferentes níveis de articulação das práticas e ações de educação popular em saúde, a partir dos princípios e eixos estratégicos da PNEPS, no que se refere à participação popular, aumento do controle sociale da gestão participativa. Considerações finais: conclui-se que, para que a PNEPS seja efetivamente implementada é necessário formar recursos humanos sob essa nova lógica, assim como avaliar as práticas que vem sendo desenvolvidas sob a metodologia da educação popular.Downloads
Publicado
2016-10-18
Edição
Seção
ARTIGO DE REVISÃO