Práticas de educação popular em saúde na atenção primária: uma revisão integrativa

Autores

  • Bruna Cardoso Pinheiro Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Cléria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i1.8049

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: analisar práticas e ações de educação popular em saúde desenvolvidas no âmbito da atenção primária à saúde brasileira e de que forma estas práticas se coadunam com os princípios e eixos estratégicos propostos pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa, sobre práticas e ações de educação popular em saúde no âmbito da atenção primária e como estas se coadunam com os princípios propostos pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS). A busca foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 8 estudos. Resultados: a partir da análise do conteúdo, emergiram as categorias temáticas “Caracterização das práticas e ações de Educação Popular em Saúde na Atenção Primária”, “Estratégias e recursos adotados no desenvolvimento das práticas”, “As práticas de Educação Popular em Saúde e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS)” e “Entraves e desafios à sistematização e ampliação das propostas de Educação Popular em Saúde”. Foram observados diferentes níveis de articulação das práticas e ações de educação popular em saúde, a partir dos princípios e eixos estratégicos da PNEPS, no que se refere à participação popular, aumento do controle sociale da gestão participativa. Considerações finais: conclui-se que, para que a PNEPS seja efetivamente implementada é necessário formar recursos humanos sob essa nova lógica, assim como avaliar as práticas que vem sendo desenvolvidas sob a metodologia da educação popular.

Biografia do Autor

Bruna Cardoso Pinheiro, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Psicóloga. Mestranda em Psicologia pela USP- Ribeirão Preto.

Cléria Maria Lobo Bittar, Universidade de Franca

Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca

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Publicado

2016-10-18

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO