Bulliyng e o comportamento de jovens de escolas de ensino fundamental

Autores

  • Gehysa Guimarães Alves
  • Guilherme Anziliero Arossi
  • Marina Flamia Haas
  • Ana Maria Pujol Vieira dos Santos
  • Maximiano Ferreira Tovo

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i1.8160

Palavras-chave:

Bullying, Violência, Saúde Escolar

Resumo

BulBullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou um grupo de indivíduos, com o propósito de intimidar ou agredir o outro para satisfação pessoal e demonstração de poder. Objetivo: descrever a frequência de bullying e seus fatores associados. Método: estudo descritivo de série de casos no qual a população estudada foram alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental de cinco escolas gaúchas da Rede ULBRA de ensino fundamental. Para a coleta dos dados, foram utilizados questionários autoaplicáveis, de modo a caracterizar comportamento, idade e série escolar. Além disso, foi aplicado o questionário Kidscape, com perguntas objetivas relacionadas ao bullying e o quanto este interfere em suas vidas. Os dados quantitativos foram analisados com estatística descritiva. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo temática. Resultados: 34% já haviam sofrido Bullying e 17% afirmaram já ter agredido ou intimidado alguém. Na questão, “se sentem felizes”, 84,9% dos entrevistados referiram que sim. Apenas 13,2% referiu que se sentiam menos ou muito menos que de costume. Para os jovens, a felicidade está relacionada a ter família, amigos, lazer e viver bem a vida. Sobre ter perdido a confiança em si próprio, percentual aproximado de alunos respondeu que sim (9,4%); também referiram que “sentem-se pouco capazes de resolver problemas”. 66% referiram “sentir prazer nas atividades que realizam,” e 24,5% referiram “sentir-se sob pressão em seu dia a dia”. Além disso, 22,6% apontaram que conseguem se “concentrar menos no último ano”, 18,9% perde “sono com preocupações”. Considerações finais: conclui-se que o bullying é um fenômeno complexo, interdisciplinar e está relacionado com a autoconfiança, com as relações familiares e com sentir-se feliz.

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Publicado

2016-10-18

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL