Estudo da demanda de atendimento na educação especial do Rio Grande do Sul

Autores

  • Alexandre Dido Balbinot

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i2.8766

Palavras-chave:

Educação Especial, Brasil, Rio Grande do Sul, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Objetivo: analisar a demanda da educação especial no Rio Grande do Sul por categoria diagnóstica que caracterizou a matrícula no ano de 2015. Método: trata-se de um estudo do tipo ecológico, que foi baseado em série histórica de dados secundários. A coleta de dados ocorreu durante o mês de agosto de 2016. A análise inferencial foi composta pelo teste T de Student. O nível de significância empregado foi de p<0,05. Resultados: observou-se diferença estatisticamente significativa (p<0,001) na distribuição da quantidade de matrículas entre as diferentes categorias diagnósticas; na distribuição das matrículas para os diferentes territórios abordados (p=0,002); e, diferença na distribuição das matrículas para as diferentes modalidades de atendimento disponibilizadas (p = 0,017). Considerações finais: a formatação da educação especial no Rio Grande do Sul está, em parte, em consonância com o preconizado, ainda assim, é importante o conhecimento das características desta população atendida, tanto para o planejamento da estruturação dos serviços, quanto para formação acadêmica e continuada dos profissionais.

Biografia do Autor

Alexandre Dido Balbinot

Alexandre Dido Balbinot – Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS), Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental Coletiva (RIS/ESP/HPSP), Especialista em Avaliação e Prescrição de Treinamento Físico Personalizado com ênfase em Rendimento e Saúde Coletiva (ESEF/UFRGS), Graduado em Educação Física (UNISINOS), Professor Especialista do Laboratório de Corpo e Linguagem do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEL) de Cachoeirinha/RS.

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Publicado

2017-04-15

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL