Propostas de mudanças ao basquete no sertão cearense: dando voz aos praticantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.8814

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Percepção Social, Socialização.

Resumo

Objetivo: o presente artigo tem como objetivo compreender as percepções de mudanças sociais atribuídas pelos praticantes de basquete em um município do sertão cearense, destacando neste contexto, as suas representações sociais acerca do papel social desta prática esportiva. Método: foram entrevistados cinco sujeitos do sexo masculino que praticam a modalidade há mais de dez anos no contexto do sertão cearense e que estudaram em escolas públicas. Para a construção das informações, utilizamos a entrevista semi-estruturada, seguida por um roteiro composto por temas, que foi adaptado de um estudo realizado por Santos (2004). As análises dos dados se deu a partir da Análise de Conteúdo do tipo Análise Temática, em que foram elaboradas categorias, a partir do material das entrevistas. Resultados: as representações de mudança dos sujeitos indicam o incentivo do basquete nas escolas; criação de projetos sociais; investimento na infraestrutura esportiva; bem como o fomento à criação de competições. Conclusão: conclui-se que a falta de apoio, de forma geral, dificulta a inserção de novos praticantes para essa modalidade. Nesse sentido, entende-se que são necessários mais incentivos ao esporte, pois se trata de um pilar na formação humana e possibilita o seu trabalho, não apenas no alto rendimento, mas também em dimensões de lazer, participação, educação, inclusão social entre outros aspectos.

Biografia do Autor

Bérgson Nogueira de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA) - Unidade Descentralizada de Iguatu/CE.

Possui título de graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Unidade Descentralizada de Iguatu - UDI. Especialização em andamento com ênfase em Saúde da Família pela Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP. Foi monitor voluntário do projeto de extensão "ESPORTE E CIDADANIA: Interface entre o basquete e a comunidade acadêmica e geral" do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri. Atua como presidente voluntário na ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA DE BASQUETE IGUATU - ACEBI.

Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui título de licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - EFSFVS. Mestrado acadêmico em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC-UECE). Atualmente integra o grupo Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES - https://www.ufrgs.br/polifes/); o Grupo de Estudo Independente Michel Foucault (Interinstitucional), o Laboratório de Seguridade Social e Serviço Social (LASSOSS/UECE) e a comissão científica do GTT Atividade Física e Saúde do CBCE.

Jayme Félix Xavier Junior, Universidade Regional do Cariri (URCA) - Crato/CE

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Crato-CE(2008). Pós-Graduação em Lazer e Recreação: métodos e técnicas de aplicação nas artes, educação, turismo e educação física pela Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza-CE (2013). Já atuou como Professor e Supervisor de Desenvolvimento Físico Esportivo no SESC Iguatu-CE (2009-2013). Atuou como Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu (2011-2016) ministrando as disciplinas Ginástica I e II, Atividades Aquáticas, Jogos e Brincadeiras Populares, Basquete, Bases Filosóficas da Educação Física, Danças e Atividades Rítmicas e Estágio Supervisionado. Atuou como Professor da Rede Municipal de Ensino (2013-2014) e como Professor da Rede Estadual de Ensino no Município de Iguatu-CE, incluindo a Escola Profissional (2014-2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE Campus Baturité-CE (2016) Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e boa atuação na Recreação e no Lazer.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL