Perfil dermatoglífico e bullying escolar em crianças e adolescentes

Autores

  • Marcela Almeida Zequinão Universidade do Minho - UM
  • Pâmella de Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Paola Cidade Cordeiro Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rudy Nodari Junior Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.9007

Palavras-chave:

Dermatoglifia, Genética, Intimidação Escolar.

Resumo

O fenômeno bullying vem sendo tema de diversas pesquisas nos últimos 30 anos, contudo, apenas recentemente, com o intuito de tentar entender e explicar o envolvimento de crianças e adolescentes nesse comportamento violento, pesquisadores têm apontado características individuais como possíveis indicadores de envolvimento nos papéis de participação do bullying escolar. Objetivo: analisar as relações entre aspectos genéticos e participação no bullying escolar, por meio do perfil dermatoglífico de crianças e adolescentes de escolas de Florianópolis, SC. Material e Método: participaram 409 crianças e adolescentes do 3º-7º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas. Para avaliação da marca genética utilizou-se o Leitor Dermatoglífico e para os papéis no bullying, utilizou-se uma Escala Sócio Métrica. Resultados: uma associação negativa entre ser vítima e prevalência do desenho LU foi encontrada, bem como uma associação positiva entre ser agressor e prevalência do desenho LR. Conclusão: as diferenças entre os desenhos LR e LU vêm sendo estudadas recentemente e ainda não apontam resultados conclusivos sobre as características específicas de indivíduos com esses tipos de desenhos e possíveis diferenças entre eles. Mais estudos são necessários para investigar se existem relações entre esses desenhos e questões comportamentais e de personalidade, podendo influenciar a participação no bullying.

Biografia do Autor

Marcela Almeida Zequinão, Universidade do Minho - UM

Doutora em Estudos da Criança com Especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação na Universidade do Minho

Pâmella de Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Paola Cidade Cordeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bolsista de Iniciação Científica

Rudy Nodari Junior, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Professor Ph. D. da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC. Coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor Ph. D. do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL