Estudo diagnóstico sobre a Educação Física nas escolas públicas

Autores

  • Liége Martins
  • Milton Fernando Caino Felke

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v9i2.916

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Ensino Fundamental

Resumo

Objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a prática da Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental em Escolas Municipais e Estaduais da rede de ensino do município de Arroio do Sal - RS, no ano de dois mil e seis. Foram investigadas as seguintes variáveis: obrigatoriedade, objetivos do programa, atividades ministradas aos alunos, regularidade e composição das sessões, dispensa do aluno, sistema de avaliação, corpo docente, formação profissional, instalações, equipamentos e inovações. Ficou evidenciado que ainda existem problemas tais como a falta de professores graduados para atuarem nas séries iniciais, falta de espaço físico adequado e materiais para a prática da educação física. Também se observou que não são ministradas em nenhuma escola competições para portadores de necessidades especiais e que não há nenhum Coordenador específico na área de Educação Física no município. Conclui-se ao final desse trabalho de diagnóstico que a correção de alguns problemas, a manutenção e a melhoria das atividades programadas para a Educação Física é fundamental para o desenvolvimento da disciplina nas escolas da rede de ensino do município.

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Publicado

2009-07-06

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL