Lateralidade e equilíbrio em crianças de 1ª a 3ª série do município de Descanso/SC - diagnóstico e proposta de intervenção

Autores

  • Sandra Fachineto
  • Rafael Forchezatto

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v10i1.920

Palavras-chave:

Idade motora, Idade cronológica, Proposta intervenção, Crianças

Resumo

O desenvolvimento motor é a continua alteração no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto à interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Assim, este estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento motor (lateralidade e equilíbrio) de crianças de 1ª a 3ª série, regularmente matriculadas em uma escola estadual e uma municipal do município de Descanso/SC e, a partir do diagnóstico, realizar uma proposta de intervenção em uma das escolas para a turma detectada com baixo desenvolvimento motor. Para análise do equilíbrio e da lateralidade foi usada a bateria de testes motores de Rosa Neto. No total foram avaliados 123 alunos, sendo 73 crianças da escola municipal e 50 da estadual. A análise de variância feita entre as séries apontou que a 2ª série da escola estadual apresentou grande diferença entre a idade motora e a cronológica. Após dois meses de intervenção com esta turma (20 alunos), o teste pareado apontou diferença significativa em relação ao pré-teste realizado, indicando que a idade motora se equiparou a idade cronológica. Conclui-se que a estimulação motora é fundamental na infância, pois irá garantir que esse período traga condições propícias para o desenvolvimento ao longo da vida adulta.

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Publicado

2010-03-02

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL