Tecnologia educacional no processo de formação de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.8865Palabras clave:
Tecnologias em Saúde, Instituições de Ensino, Enfermeiro.Resumen
Objetivo: o presente estudo possuiu o objetivo de identificar as percepções de enfermeiros acerca do contato com tecnologias educacionais durante sua graduação. Método: a pesquisa é descritivo-exploratória, de caráter qualitativo, realizada por meio da aplicação de questionário, a seis enfermeiros atuantes em uma unidade de internação clínica geral de um hospital de médio porte, localizado no Vale do Taquari, região central do estado do Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Resultados: constatou-se, com base nos relatos dos profissionais que, durante a realização de seus cursos foram utilizadas diversas tecnologias incorporadas às metodologias de ensino existentes, tanto por meio de equipamentos e softwares utilizados em laboratórios, quanto por técnicas de ensino diferenciadas empregadas pelos docentes em diferentes momentos. Verificou-se que, durante as disciplinas foi contextualizada a aplicação de tecnologias no campo prático, em estágios e possíveis locais de trabalho, fortalecendo o contato com distintas ferramentas enquanto acadêmico. Os enfermeiros consideraram importante o contato com diferentes tecnologias, durante a graduação, como forma de preparação acadêmica e profissional, possibilitando uma vivência única e abrangente sobre o espaço de atuação do enfermeiro, principalmente, enquanto gestor de unidade de saúde. Considerações finais: considera-se pertinente a utilização de tecnologias em sala de aula como meio de facilitar os processos de aprender e apreender frente à problematização e reflexão dos estudantes. Verifica-se a necessidade do uso de tecnologias nos cursos de graduação em enfermagem como forma de qualificação do futuro profissional, exercendo assim, uma assistência de qualidade e resolutiva à população.##submission.downloads##
Publicado
2017-06-30
Número
Sección
ARTIGO ORIGINAL