Revista do Direito

Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul. Revista do Direito é A2 no Qualis CAPES.

Imagem para capa da revista

A Revista do Direito está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Santa Cruz do Sul, e foi criada no ano de 1994 na versão impressa, com o objetivo de disseminar o conhecimento e as reflexões relacionadas ao Direito.

A missão da Revista é criar um espaço democrático de debate acadêmico, norteado pela excelência da produção científica, e, para melhor atender a este objetivo, em 2013 ela aderiu ao formato virtual, com acesso é livre e gratuito, permitindo assim que o seu conteúdo esteja ao alcance de todos.

São publicados três números por ano, sendo então quadrimestral a sua periodicidade, com um número que compreende os meses de janeiro a abril; o segundo número compreende maio a agosto, e o terceiro e último, entre setembro e dezembro. A partir de 2015 a Revista passou a publicar 25 artigos por ano, sendo os dois primeiros números compostos por 8 artigos, e o último, com 9 artigos. Todos esses três momentos são abertos espaços para artigos de autoria de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

As linhas editoriais coincidem com as áreas de concentração do PPGD - Mestrado e Doutorado - da UNISC - Constitucionalismo Contemporâneo e Políticas Públicas de Inclusão Social - , que compreendem as seguintes linhas de pesquisa : Gestão de políticas pública; Teoria do direito; Estado e administração pública; Constitucionalização do direito privado; Direitos humanos e fundamentais; Fundamentos constitucionais dos serviços públicos; Jurisdição constitucional; Direitos Fundamentais na sociedade da informação; Igualdade e Liberdade contratual no direito do trabalho; Teoria política contemporânea; poder local e inclusão social; Políticas Tributárias e Financeiras; Políticas Públicas no tratamento de conflitos; Espaço público e cidadania. Além destes temas, a Revista destina-se a tratar dos temas abordados no Doutorado em Direitos Sociais e Políticas Públicas, que inclui as seguintes linhas: Teoria Procedimental da Gestão Pública Compartida; Teoria das Políticas Públicas; A Fundamentalidade dos Direitos de Participação Política; Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; Empoderamento Social Local; Políticas Públicas de Gênero; Direitos Geracionais, diversidade e sistemas de políticas públicas; Controle Jurisdicional de Políticas Públicas; Competências Públicas Federativas em nível de Políticas Públicas e Políticas Públicas para uma nova jurisdição.

A Revista do Direito passa a utilizar o identificador DOI em suas publicações a partir de 2015.

Apesar do selo CC-BY ter sido implementado nos PDF's a partir de 2015. Ressaltamos que todo o material publicado nesse periódico é licenciado sob forma de uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/bd/4.0/

Atualmente, a Revista do Direito está indexada nas seguintes bases:
Diretórios
1. Latindex - www.latindex.org
2. Crossref - search.crossref.org/
3. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/
4. Diadorim - https://diadorim.ibict.br/
Base de Dados
1. Sumários.Org - www.sumarios.org
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br

v. 3, n. 62 (2020)

Sumário

Editorial

Editorial
Denise Bittencourt Friedrich
PDF

Artigos Originais

Marcos Almeida Cerreda
PDF
Maria Eugenia Eugenia Bunchaft
PDF
Caroline Müller Bitencourt, Maurício Zockun
PDF
Fran Espinoza, Clara Cardoso Machado Jaborandy, Douglas Oliveira Diniz Gonçalves
PDF
Luis Gerardo RODRÍGUEZ LOZANO
PDF
José Adércio Leite Sampaio
PDF
Rebecca Féo de Oliveira, Taiguara Libano Soares e Souza
PDF
Carlos Ari Sundfeld, VERA MONTEIRO, ANDRÉ ROSILHO, YASSER GABRIEL
PDF