Características moleculares de Staphylococcus aureus suscetível à vancomicina poderia ajudar a prever falhas no tratamento devido à reduzida suscetibilidade à vancomicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11393

Resumo

Justificativa e Objetivos: Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é uma das causas mais frequentes de infecções relacionadas à assistência à saúde e comunitárias, e com seu avanço, a vancomicina tornou-se a principal opção terapêutica. Entretanto, o seu uso indiscriminado favoreceu o surgimento de MRSA com reduzida suscetibilidade à vancomicina, comumente associados com falhas no tratamento, bacteremia persistente, hospitalização prolongada e desfechos clínicos adversos. Este estudo avaliou a ocorrência de MRSA com reduzida suscetibilidade à vancomicina e determinou algumas características moleculares em comparação com MRSA suscetível à vancomicina (VS-MRSA). Métodos: Determinação do perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, a concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) para vancomicina, tolerância à vancomicina, tipagem do SCCmec e agr foram realizadas em um total de 177 MRSA. Posteriormente, foram triados para hVISA por BHIA-3V e BHIA-6V e confirmados com a Análise do Perfil Populacional - Área Abaixo da Curva (PAP-AUC). Resultados: Os fenótipos VT-MRSA e hVISA foram encontrados em 13,6% e 5,1% dos isolados clínicos de MRSA, respectivamente, e a presença de hVISA foi estatisticamente significativa entre os isolados de VT-MRSA (p<0,05). Em VT-MRSA, SCCmec tipo II foi significativamente mais frequente do que em não-VT-MRSA, assim como a presença do agr grupo II. Conclusões: Características moleculares encontradas em MRSA são importantes para a epidemiologia, bem como para demonstrar um padrão em isolados com reduzida suscetibilidade à vancomicina. Testes não-convencionais para detecção destas características podem ser realizados para evitar a identificação errada de VS-MRSA que, consequentemente, resulta em falhas no tratamento com vancomicina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Medianeira Rossato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bacharel em Farmácia Generalista pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Em 2015, recebeu o Prêmio de Mérito Acadêmico pelo desempenho durante sua graduação. Em 2017, recebeu o título de Mestre em Ciências da Saúde, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atualmente é microbiologista do Laboratório do Hospital de Caridade de São Jerônimo e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA, exercendo pesquisa na área de Microbiologia Clínica e Biologia Molecular.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

Rossato, A. M., Reiter, K. C., Soares, R. O., Paim, T. G. da S., Sambrano, G. E., & d’ Azevedo, P. A. (2018). Características moleculares de Staphylococcus aureus suscetível à vancomicina poderia ajudar a prever falhas no tratamento devido à reduzida suscetibilidade à vancomicina. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(4), 422-427. https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11393

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL