Perfil da leishmaniose cutânea americana na Amazônia Sul-Ocidental brasileira: uma abordagem multivariada

Autores

  • Mateus Duarte Ribeiro Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Universidade de Franca
  • Antonio Sergio Ferraudo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, SP
  • Mônica de Andrade Universidade de Franca, Franca, SP

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11494

Resumo

Justificativa e Objetivos: A Leishmaniose Cutânea Americana (LCA) é uma doença de cadeia de transmissão complexa sujeita a diversos determinantes, em uma mesma região. Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento e determinar o perfil epidemiológico da LCA em uma região da Amazônia Sul-ocidental utilizando técnicas de análises multivariadas. Métodos: Utilizou-se as informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 2001 a 2010,para o estado do Acre e técnicas de análises de agrupamento hierárquico e de componentes principais.Resultados: Foram analisados um total de 10.984 casos de LCA e discriminados três grupos. O primeiro grupo se destacou por apresentar maior porcentagem de indivíduos do sexo feminino, com predominância da forma clínica mucosa, idade até 20 anos, que residiam e trabalhavam em áreas rurais e florestais; o segundo grupo foi discriminado por agrupar indivíduos do sexo masculino, com forma clínica cutânea, idade superior a 40 anos de idade, que residiam e trabalhavam em áreas urbanas; o terceiro grupo foi constituído por indivíduos do sexo masculino, forma clínica cutânea, idades entre 20 e 40 anos, que residiam e trabalhavam em áreas rurais. Conclusão: Há evidências que para cada tipo de transmissão de LCA florestal, urbano e rural, exista um perfil epidemiológico correspondente e as técnicas de análises multivariadas foram eficientes em destacar o comportamento da LCA relacionando-os ao perfil dos indivíduos acometidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sergio Ferraudo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, SP

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Jaboticabal, SP, Brasil.

Mônica de Andrade, Universidade de Franca, Franca, SP

Universidade de Franca, Programa de Promoção de Saúde, Franca, SP, Brasil

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

Ribeiro, M. D., Ferraudo, A. S., & de Andrade, M. (2018). Perfil da leishmaniose cutânea americana na Amazônia Sul-Ocidental brasileira: uma abordagem multivariada. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(4), 401-408. https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11494

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL