Morbimortalidade hospitalar por tuberculose pulmonar na Bahia e entre 2010 a 2014

Autores

  • Alana Oliveira Porto Universidade do Estado da Bahia
  • Carla Bianca de Matos Leal Universidade do Estado da Bahia
  • Clessiane de Brito Barbosa Universidade do Estado da Bahia
  • Marcela Andrade Rios Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i3.7697

Resumo

Justificativa e Objetivos: A tuberculose é uma doença milenar, porém ainda assim, é considerada um grave problema de saúde pública. Estima-se que um terço da população mundial esteja contaminada pelo bacilo, e destes 9,27 milhões adoecem e 2 milhões morrem por ano. Diante disso o presente estudo objetivou descrever os casos de internações por tuberculose pulmonar no estado da Bahia no período de 2010 a 2014. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo descritivo e transversal realizado com base em dados de morbimortalidade hospitalar por tuberculose pulmonar na Bahia, entre 2010 a 2014. Os dados foram obtidos por meio do Sistema de Informações Hospitalar (SIH), disponibilizados eletronicamente e consolidados no Departamento de Informática do Sistema de Único de Saúde (DATASUS). Resultados: Entre os anos estudados foram registrados no SIH/SUS 5.488 casos de internação por tuberculose pulmonar no Estado da Bahia, correspondendo a 0,16% dos casos de internação geral nesse período. A tuberculose pulmonar ocupa a primeira posição como causa de internação representando 90,6% (n=5.488) e a maioria das internações e óbitos prevaleceu na população masculina, faixa etária entre 30 a 59 anos e cor/raça ignorada. Conclusão: O presente estudo permitiu verificar que o perfil de hospitalizações e mortes decorrentes da tuberculose pulmonar na Bahia nos últimos dez anos, segue um padrão durante o período estudado e continuam elevados, porém os gastos oriundos destas internações foram discretamente minimizados possivelmente em consequência dos planos de saúde voltados para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Oliveira Porto, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Bacharelado de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII e integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde coletiva (GPISC).

Carla Bianca de Matos Leal, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Bacharelado de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII e integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde coletiva (GPISC).

Clessiane de Brito Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Bacharelado de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII.

Marcela Andrade Rios, Universidade do Estado da Bahia

Docente do Curso Bacharelado em Enfermagem na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DEDC XII. Mestre em Enfermagem e Saúde. Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em Saúde Coletiva (GPISC).

Downloads

Publicado

2017-08-17

Como Citar

Porto, A. O., Leal, C. B. de M., Barbosa, C. de B., & Rios, M. A. (2017). Morbimortalidade hospitalar por tuberculose pulmonar na Bahia e entre 2010 a 2014. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(3), 169-173. https://doi.org/10.17058/reci.v7i3.7697

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL