Associação entre o deslocamento para a escola e aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares

Autores

  • Aillyn Lyanna Pires Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Silvana Silveira Soares Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Letícia Welser Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Cristiane Fernanda da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Ana Paula Sehn Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Deise Graziela Kern Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Andréia Rosane de Moura Valim Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Cézane Priscila Reuter Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Miria Suzana Burgos Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i3.9394

Resumo

Justificativa e objetivos: Aptidão física e desempenho motor são importantes preditores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes. O presente estudo transversal objetiva verificar se existe associação entre o deslocamento para a escola e aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares. Métodos: A amostra é composta por 751 crianças e adolescentes, sendo 349 do sexo feminino, com idades entre 7 e 17 anos, residentes do município de Santa Cruz do Sul-RS. Para a avaliação do deslocamento para a escola, foi utilizado um questionário. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada por meio dos testes de agilidade, velocidade, força de membros superiores e inferiores. Resultados: A maior parte dos meninos (81,4%) e das meninas (84,1%) se deslocam de forma sedentária para a escola, sendo que as meninas que se deslocam de forma ativa para a escola apresentam melhores níveis de força de membros superiores (p=0,023) e de velocidade (p=0,003). Entre os meninos, não foi observada diferença significativa para os indicadores de aptidão física relacionada ao desempenho motor, de acordo com o tipo de deslocamento para a escola. Conclusão: Constatou-se que meninas que se deslocam de forma ativa para a escola apresentam melhores resultados nos testes de aptidão física relacionada ao desempenho motor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aillyn Lyanna Pires, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Formada(o) em Educação Física pela(o) Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Silvana Silveira Soares, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Acadêmica do curso de Farmácia, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Letícia Welser, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Formada(o) em Educação Física pela(o) Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Cristiane Fernanda da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Formada(o) em Educação Física pela(o) Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Ana Paula Sehn, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Formada(o) em Educação Física pela(o) Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Deise Graziela Kern, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Formada(o) em Educação Física pela(o) Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Andréia Rosane de Moura Valim, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente adjunta do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS (UNISC).

Cézane Priscila Reuter, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente (UFGRS). Docente do Departamento de Educação Física e Saúde, da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS (UNISC).

Miria Suzana Burgos, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Docente do Departamento de Educação Física e Saúde e do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul,RS (UNISC).

Downloads

Publicado

2017-08-17

Como Citar

Pires, A. L., Soares, S. S., Welser, L., Silva, C. F. da, Sehn, A. P., Kern, D. G., Valim, A. R. de M., Reuter, C. P., & Burgos, M. S. (2017). Associação entre o deslocamento para a escola e aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(3), 189-193. https://doi.org/10.17058/reci.v7i3.9394

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL