Núcleos Hospitalares de Vigilância Epidemiológica no Brasil: Uma Revisão Integrativa de Literatura Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12379

Palavras-chave:

Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica, Enfermagem

Resumo

Justificativa e Objetivos:O Brasil vem apresentando uma intensa transição epidemiológica, diante desse novo cenário, o Ministério da Saúde decidiu criar os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) em hospitais de referência no Brasil. Levando em consideração esse cenário suscitaram-se inquietações no sentido de conhecer a funcionalidade dos NHE, avaliar a partir de uma revisão de literatura o funcionamento dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica no Brasil. Conteúdo:Realizou-se uma revisão integrativa da bibliografia brasileira do tipo qualitativa, realizada a partir de 10 publicações científicas em língua Portuguesa entre os anos de 2007 a 2017, indexadas na BVS e BDTD no período de janeiro a março de 2018. Conclusão:Os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia destacam-se como um setor de referência para a realização da notificação compulsória e para o manejo com as situações de doenças e agravos de notificação compulsória dentro do ambiente hospitalar. Apesar de sua importância neste contexto, verificou-se o não cumprimento das exigências e competências estabelecidas na portaria 2.529/2004. Descritores: Epidemiologia. Monitoramento epidemiológico. Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio Roberto da Cruz Lima, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Silvana Gomes Nunes Piva, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Saúde Pública – Universidad Ciencias Empresariais e Sociais (UCES). Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação (GESTEC/UNEB). Graduação em enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2000). Professora Assistente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB/Campus VII Senhor do Bonfim/ Colegiado de Enfermagem).

Eliana do Sacramento de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade de Estado da Bahia, Campus Jacobina. Possui especialização em Saúde Pública com Ênfase em PSF pela Universidade Estácio de Sá (2005) e em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública (2005). Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos - DIFEBA.

Vânia Menezes de Almeida, Universidade Norte do Paraná

Professora da Universidade Norte do Paraná. Mestranda em Saúde Coletiva. Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde – UFF.

Jenifen Miranda Vilas Boas, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Saúde da Família com ênfase em linhas de cuidado. Especialista em Gestão em Saúde Pública. Mestre em Saúde Coletiva ( Universidade Estadual de Feira de Santana) Atua em enfermagem assistencial; Gestão em saúde pública; Vigilância em saúde e Atenção especializada.

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

Lima, C. R. da C., Piva, S. G. N., Almeida, E. do S. de, Almeida, V. M. de, & Vilas Boas, J. M. (2019). Núcleos Hospitalares de Vigilância Epidemiológica no Brasil: Uma Revisão Integrativa de Literatura Científica. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(2). https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12379

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO