Ações educativas sobre dengue: experiências e estratégias com idosos

Autores

  • Rosamaria Rodrigues Garcia Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia "José Ermírio de Moraes" Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade de São Paulo
  • Vanessa Lopes Munhoz Afonso Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”
  • Carolina Menezes Sinato Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”
  • Filomena Neves Pereira Vieira Adduci Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”
  • Regina Garcia do Nascimento Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”
  • Francisco Souza do Carmo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”
  • Paulo Sérgio Pelegrino Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.5977

Resumo

Objetivos: descrever atividades realizadas em serviço público ambulatorial para prevenção de dengue entre idosos. Descrição do Caso: o panorama epidemiológico da dengue é alarmante, constituindo problema de saúde pública. Os idosos compõem o grupo de maior risco para hospitalização e formas graves da doença, sendo imprescindíveis ações de educação em saúde para melhoria da conscientização quanto à necessidade do combate e prevenção da doença. Neste contexto, foi elaborado um projeto de Educação em Saúde, com estratégias de comunicação para conscientização sobre a problemática. Foram realizadas pelo grupo de aprimorandas em Gerontologia atividades como teatro interativo de fantoches, dinâmica sobre mitos e verdades, folder informativo, paródia, cartazes, capacitação de idosos, cuidadores e familiares, profissionais, funcionários e residentes de instituições de longa permanência para idosos (ILPI). Os materiais foram disponibilizados em versão impressa e digital. Foram capacitados 2.500 idosos e 350 profissionais, incentivados a multiplicarem informações e estimular adoção de medidas preventivas. As ações proporcionaram convívio intergeracional e empoderamento dos idosos, que ao serem capacitados tiveram oportunidade de exercer participação social e divulgar orientações para outros usuários. Conclusão: o projeto possibilitou a construção de conhecimentos através de ações educativas interativas que contribuíram para fortalecer a consciência individual e coletiva, sensibilizar formadores de opinião para importância da comunicação/educação no combate à dengue, sendo enfatizada a responsabilidade social no resgate à cidadania numa perspectiva de que cada cidadão é responsável por si e por sua comunidade. DESCRITORES: Dengue. Idoso. Prevenção de doenças. Educação em saúde.

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Biografia do Autor

Rosamaria Rodrigues Garcia, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia "José Ermírio de Moraes" Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade de São Paulo

Núcleo de Estudos do Processo de Envelhecimento da Gerência Especializada em Gerontologia do IPGG Docente da USCS Doutoranda em Saúde Pública pela FSP/USP

Vanessa Lopes Munhoz Afonso, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”

Núcleo de Estudos do Processo de Envelhecimento da Gerência Especializada em Gerontologia do IPGG

Carolina Menezes Sinato, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”

Núcleo de Estudos do Processo de Envelhecimento da Gerência Especializada em Gerontologia do IPGG

Filomena Neves Pereira Vieira Adduci, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”

Núcleo de Estudos do Processo de Envelhecimento da Gerência Especializada em Gerontologia do IPGG

Regina Garcia do Nascimento, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”

Gerência Especializada em Gerontologia do IPGG

Publicado

2015-04-04

Como Citar

Garcia, R. R., Afonso, V. L. M., Sinato, C. M., Adduci, F. N. P. V., Nascimento, R. G. do, Carmo, F. S. do, & Pelegrino, P. S. (2015). Ações educativas sobre dengue: experiências e estratégias com idosos. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(2), 105-107. https://doi.org/10.17058/reci.v5i2.5977

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA