A produção de sentidos sobre a inclusão na pesquisa acadêmica em psicologia e educação

Autores

  • Bruno Corralo Granata UNISC
  • Amanda Cappellari UFRGS
  • Caroline da Rosa Couto UNISC
  • Giulia Netto Löbler UNISC
  • Taís Morgana dos Santos UNISC
  • Betina Hillesheim Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v8i1.11834

Palavras-chave:

Inclusão. Psicologia. Educação. Discurso.

Resumo

O presente trabalho aborda a inclusão como uma construção social que se disseminou de forma a se enraizar como valor “universal”. Para analisar o discurso da inclusão, tomou-se como objeto as teses e dissertações do site Domínio Público. Através da busca pelo termo “inclusão” nas ferramentas de busca do site, após um “filtro de sentido”, chegou-se ao total de 723 resultados, que foram organizados de acordo com a tabela de áreas do conhecimento do CNPq. Embora tenham sido encontrados resultados em todas as áreas principais, a maior concentração se deu em Educação (43,4%) e Psicologia (8,9%). Voltando o foco para estas, a análise baseou-se no título, resumo e nas palavras-chave dos trabalhos, a fim de pensar os eixos adjetivação (adjetivos que aparecem vinculados à inclusão) e público (a quem se dirige a inclusão). Em “público”, apesar da aparente concentração em torno da deficiência/necessidades educativas especiais (70% dos resultados), a grande variedade de sujeitos agrupados nessa categoria demonstra também um alargamento dos “limites” da inclusão. Por fim, a semelhança dos resultados das áreas de Educação e Psicologia indica um direcionamento da pesquisa sobre inclusão, de modo que o entendimento de diferentes áreas parece coincidir em linhas gerais.

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Biografia do Autor

Bruno Corralo Granata, UNISC

Estudante do curso de Psicologia (UNISC), bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS)

Amanda Cappellari, UFRGS

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), bolsista CAPES

Caroline da Rosa Couto, UNISC

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISC), bolsista Capes

Giulia Netto Löbler, UNISC

Estudante do curso de Psicologia (UNISC), bolsista de Iniciação Científica (CNPq)

Taís Morgana dos Santos, UNISC

Estudante do curso de Psicologia (UNISC)

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Psicóloga. Doutora em Psicologia (PUCRS). Professora e pesquisadora do departamento de Psicologia e do PPGEdu (UNISC). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

Granata, B. C., Cappellari, A., Couto, C. da R., Löbler, G. N., dos Santos, T. M., & Hillesheim, B. (2018). A produção de sentidos sobre a inclusão na pesquisa acadêmica em psicologia e educação. Revista Jovens Pesquisadores, 8(1), 49-62. https://doi.org/10.17058/rjp.v8i1.11834

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS