A rede urbana da Região dos Vales – RS: O papel das cidades médias de Santa Cruz do Sul e Lajeado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13312

Palavras-chave:

Rede urbana, Cidades médias, Fluxo de pessoas, Região dos Vales-RS

Resumo

A dinâmica da rede urbana regional e a importância de suas cidades médias podem ser analisadas através de distintos elementos e fluxos no território. Um deles decorre da dinâmica populacional regional. Desse modo, pretende-se analisar a importância e o poder de centralização e de articulação das cidades médias de Santa Cruz do Sul e de Lajeado no território da Região dos Vales, no estado do Rio Grande do Sul, através de dados relativos a fluxos de pessoas. Também pretende-se analisar o papel dessas cidades médias para o equilíbrio da rede urbana regional, verificando se elas atraem investimentos e mão de obra para si e para os demais municípios da sua região de influência e da rede urbana regional, ou se estão concentrando os investimentos e a população regional. Para isso, foram utilizados dados do Censo Demográfico de 1991, 2000 e 2010, além de dados da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (REGIC), de 2007, elaborados pelo IBGE. Os dados coletados confirmam a centralidade de Santa Cruz do Sul e Lajeado e evidenciam uma situação de crescimento desequilibrado da rede urbana regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Rezende Faccin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nicolas Billig de Giacometti, Universidade de Santa Cruz do Sul

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista de Iniciação Científica no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

Rogério Leandro Lima da Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de História e Geografia na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Grazielle Betina Brandt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Faccin, C. R., Giacometti, N. B. de, Silveira, R. L. L. da, & Brandt, G. B. (2019). A rede urbana da Região dos Vales – RS: O papel das cidades médias de Santa Cruz do Sul e Lajeado. Revista Jovens Pesquisadores, 9(1), 113-131. https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13312

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS