Caracterização socioeconômica de idosos residentes do meio rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13332

Palavras-chave:

Envelhecimento humano, Velhice Rural, Renda.

Resumo

O Envelhecimento da população brasileira apresenta desafios em termos de políticas e ações que deem suporte para essa nova demanda populacional. Sendo assim, conhecer as diferentes velhices do país é parte fundamental deste processo. Neste recorte do projeto de pesquisa intitulado “Estudo Socioeconômico e Demográfico da População Idosa no Meio Rural do Município de Santa Cruz do Sul”, serão apresentados dados quantitativos obtidos através de um questionário socioeconômico e demográfico realizado com 236 idosos de 7 distritos rurais do município, com o objetivo de desvelar as características econômicas presentes neste contexto. A análise dos dados evidencia que a maior parte dos idosos tem na aposentadoria a sua principal fonte de renda e que apesar da seguridade financeira que a mesma oferece, relatam a falta de dinheiro para suprir necessidades básicas, como alimentação e saúde, optando então por continuar trabalhando ou mantendo cultivos para sua subsistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diorginis Luis Fontoura da Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Acadêmico do curso de Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Dra. em Serviço Social, Professora do Departamento de Psicologia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

da Rosa, D. L. F., & Areosa, S. V. C. (2019). Caracterização socioeconômica de idosos residentes do meio rural. Revista Jovens Pesquisadores, 9(1), 62-72. https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13332

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS