AVALIAÇÃO DO FATOR DE BIOACUMULAÇÃO DE CÁDMIO EM MINHOCAS NO PROCESSO DE VERMICOMPOSTAGEM

Autores

  • Rosecler Ribeiro Univates
  • Maira Cristina Martini UNIVATES
  • Wagner Manica Carlesso UNIVATES
  • Simone Stülp UNIVATES
  • Eduardo Miranda Ethur UNIVATES
  • Lucélia Hoehne

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v5i1.5563

Palavras-chave:

Húmus. Fator de Bioacumulação. Eisenia andrei.

Resumo

A vermicompostagem é um processo biotecnológico que utiliza resíduos orgânicos e transforma em materiais ricos em nutrientes. Alguns resíduos podem conter metais pesados como Cd e se torna interessante avaliar a presença deste elemento no processo de adaptação das minhocas, bem como sua disponibilidade após a vermicultura. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar o Fator de Bioacumulação do Cádmio nas minhocas no processo de vermicompostagem vertical e horizontal e avaliar a biodisponibilidade do metal no composto final. Dessa forma, fez-se a mistura de húmus e esterco bovino na proporção 1:1 e adicionou-se 100 mg Cd kg-1 de substrato úmido, inoculou-se 10 minhocas Eisenia andrei (Vermelha da Califórnia) em minhocários na forma vertical e horizontal por 60 dias. Conforme resultados, houve aumento da biomassa das minhocas em ambos tipos de minhocários. No teste de fuga, as minhocas rejeitaram o meio contaminado. O fator de bioacumulação foi maior que 1, portanto, evidencia-se o acumulo de Cd nos tecidos. Em relação à concentração de Cd nos substratos durante o processo de vermicompostagem não houve diferenças estatísticas, constatando que não houve diminuição do metal no composto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosecler Ribeiro, Univates

Graduanda em Química Industrial no Centro Universitário-UNIVATES. Bolsista do projeto Bioprodução de hidrolisados protéicos e avaliação de metais pesados em farinha de minhoca e em biossólidos a partir de vermicompostagem vertical.

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Ribeiro, R., Martini, M. C., Carlesso, W. M., Stülp, S., Ethur, E. M., & Hoehne, L. (2015). AVALIAÇÃO DO FATOR DE BIOACUMULAÇÃO DE CÁDMIO EM MINHOCAS NO PROCESSO DE VERMICOMPOSTAGEM. Revista Jovens Pesquisadores, 5(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v5i1.5563

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS