ESTUDOS DE NARRATIVAS SOBRE MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRAMENTO E NUMERAMENTO

Autores

  • Maira Bartira Kaufmann Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Graziela Rodrigues Lucas UNISC
  • Maria Eduarda de Melo Silveira UNISC
  • Cláudio José de Oliveira UNISC
  • Felipe Gustsack UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v5i2.5763

Palavras-chave:

Narrativas. Letramento. Numeramento. PNAIC.

Resumo

Apresentamos, a partir do presente artigo, alguns dos resultados parciais do projeto de pesquisa “Linguagem e Educação Matemática para a Educação Básica: um estudo de experiências pedagógicas”, que tem como objetivo geral estudar a formação de professores e suas experiências pedagógicas nas escolas de Educação Básica. O referencial teórico está concebido, principalmente, a partir dos estudos de Jorge Larrosa, Angela Kleiman e Maria Celeste Souza em relação aos conceitos de narrativa, letramento e numeramento, respectivamente. A produção e discussão de dados, por sua vez, se deu a partir de encontros quinzenais com o grupo da pesquisa, constituído por acadêmicos de cursos da graduação da UNISC, por mestrandos do PPGEdu/UNISC e por professores da rede pública estadual de ensino. Para a escrita deste texto, entretanto, consideramos as narrativas de dez professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC acerca de suas memórias de alfabetização, buscando compreender de que forma os conceitos de letramento e numeramento eram apresentados nos enunciados. A partir da análise do material, percebemos que o processo de alfabetização demonstra um distanciamento dos campos da vida social, estando muito mais associado ao ensino de práticas e à aprendizagem de habilidades individuais de escrita e leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Bartira Kaufmann, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Acadêmica do Curso de Pedagogia, Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), bolsista PUIC/UNISC –Voluntário.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

Kaufmann, M. B., Lucas, G. R., Silveira, M. E. de M., de Oliveira, C. J., & Gustsack, F. (2015). ESTUDOS DE NARRATIVAS SOBRE MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE LETRAMENTO E NUMERAMENTO. Revista Jovens Pesquisadores, 5(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v5i2.5763

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS