CONTO E RECONTO: A PARÁFRASE EM SALA DE AULA

Autores

  • Paula Junqueira de Borba UNISC
  • Sabrina Rosa Barreto UNISC
  • Onici Claro Flôres UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v5i1.5873

Palavras-chave:

Linguística. Paráfrase. Leitura. Reprodução. Reformulação.

Resumo

Originária do latim paraphrăsis (significando “a repetição de uma sentença”), a paráfrase constitui-se na recriação textual, tendo como suporte um texto-fonte, que recebe uma nova “aparência” dentro do discurso – embora ele mantenha a ideia inicial. Apresentamos neste trabalho resultados da pesquisa intitulada Leitura: o papel heurístico da paráfrase, desenvolvida entre acadêmicos do curso de Letras da UNISC nos anos de 2013 e 2014, com grupos de alunos iniciantes e finalistas do curso. Foram selecionados três textos de gêneros distintos (jornalístico, acadêmico e literário) para as leituras e posterior produção de paráfrases. As análises realizadas pelas alunas bolsistas embasaram-se nas propostas teóricas de Benveniste (categoria discurso x história), Bakhtin (polifonia x intertextualidade), Ducrot (as vozes textuais) e de Weinrich (o papel enunciativo dos tempos verbais); e ao final do estudo apontaram a importância da leitura e reprodução no processo para a reformulação do conhecimento. Apesar de as amostras encontradas apontarem grande quantidade de cópias e simples reproduções do material trabalhado, é inegável o papel da atividade de parafrasear para o desenvolvimento linguístico e cognitivo do aluno.

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Publicado

2015-05-01

Como Citar

de Borba, P. J., Barreto, S. R., & Flôres, O. C. (2015). CONTO E RECONTO: A PARÁFRASE EM SALA DE AULA. Revista Jovens Pesquisadores, 5(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v5i1.5873

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS