Análise bibliométrica dos temas usabilidade, ambientes virtuais de aprendizagem e pessoas com deficiência

Autores

  • Julia Leal Cabral Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Thaisi dos Santos Fagundes Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Beatriz Lux Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Rejane Frozza Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v6i1.7298

Palavras-chave:

Usabilidade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Pessoas com deficiência

Resumo

A presente pesquisa busca reconhecer as características bibliométricas nos assuntos referentes à usabilidade de sistemas, ambientes virtuais de aprendizagem e pessoas com deficiência, com o objetivo de quantificar a produção na área sobre os respectivos assuntos, com a busca isolada e o cruzamento dos termos. O foco da pesquisa é na usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem e na usabilidade nestes ambientes para pessoas com deficiência. As buscas ocorreram nas bases de dados da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), na Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), no portal de periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na base Web of Science. Dentre os resultados das buscas, o baixo número de artigos publicados contendo o cruzamento dos termos definidos pode ser destacado como possível lacuna de conhecimento, indicando a continuidade e avanço das pesquisas nestes assuntos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Leal Cabral, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Aluna do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Thaisi dos Santos Fagundes, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGSPI

Beatriz Lux, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Departamento de computação

Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Departamento de computação e Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais. Área de Sistemas Inteligentes e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2016-06-07

Como Citar

Cabral, J. L., Fagundes, T. dos S., Lux, B., & Frozza, R. (2016). Análise bibliométrica dos temas usabilidade, ambientes virtuais de aprendizagem e pessoas com deficiência. Revista Jovens Pesquisadores, 6(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v6i1.7298

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS