Produção de biodiesel por transesterificação enzimática in situ em solvente orgânico a partir da biomassa de Desmodesmus sp.

Autores

  • Danielle Kochenborger John
  • Martiele Bizarro da Silva
  • Michele Hoeltz
  • Adilson Ben da Costa
  • Rosana de Cassia de Souza Schneider Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9398

Resumo

Um dos materiais alternativos mais investigados atualmente para a produção de biodiesel são as microalgas. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação do método de transesterificação enzimática in situ da microalga Desmodesmus sp. em solvente orgânico, acompanhando a reação através do monitoramento on-line com sonda de infravermelho e cromatografia gasosa. Dois ensaios foram realizados em condições distintas para efeito comparativo. Baseado nos resultados obtidos por espectroscopia e cromatografia, bem como nas propriedades calculadas a partir do perfil cromatográfico, pode-se concluir que é possível a produção de biodiesel in situ a partir de biomassa de microalgas, reduzindo a etapa de extração de óleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

John, D. K., Silva, M. B. da, Hoeltz, M., Costa, A. B. da, & Schneider, R. de C. de S. (2017). Produção de biodiesel por transesterificação enzimática in situ em solvente orgânico a partir da biomassa de Desmodesmus sp. Revista Jovens Pesquisadores, 7(2), 26-45. https://doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9398

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS