Representações Sociais da Tatuagem para Pessoas Tatuadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14945

Palavras-chave:

Tatuagem, Representações sociais, Psicologia social.

Resumo

A tatuagem tem sido, atualmente, um dos fenômenos associados ao corpo mais propagados na contemporaneidade. O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais da tatuagem para pessoas com tatuagem de ambos os sexos. Foram realizadas 36 entrevistas individuais semi-diretivas, com tatuados de ambos os sexos, subdivididos em 12 categorias, de acordo com os seguintes critérios: sexo, tamanho da tatuagem e época em que realizou a primeira tatuagem. Foi realizada análise de conteúdo temático-categorial, com o auxilio do software Atlas.ti. Por meio da abordagem dimensional, constatou-se que a tatuagem é entendida como forma de externalizar no corpo algum significado importante, com motivos variados. As representações sociais adquirem um papel central na elaboração de maneiras coletivas de ver e viver o corpo, difundindo modelos de pensamentos e de comportamentos, considerando que a história individual, motivações e relações interpessoais são permeadas por saberes, crenças e valores socialmente adquiridos.

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Biografia do Autor

Adriano Schlosser, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós Doutor em Ciências do Movimento Humano (Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil). Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Videira. Membro do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Andréia Isabel Giacomozzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia (UFSC). Pós Doutora em Psicologia (Università degli Studi di Padova - Itália). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Vinculada ao PPGP-UFSC. Pesquisadora associada ao Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS/UFSC).

Brigido Vizeu Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Psicologia Social (École des Hautes Études en Sciences Sociales). Pós Doutor em Psicologia Social (École des Hautes Études en Sciences Sociales). Professor titular do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Vinculado ao PPGP- USFC. Membro fundador do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS/UFSC).

João Fernando Rech Wachelke, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Psicologia Social e da Personalidade (Università degli Studi di Padova, Itália). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS/UFSC).

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Schlosser, A., Giacomozzi, A. I., Camargo, B. V., & Wachelke, J. F. R. (2020). Representações Sociais da Tatuagem para Pessoas Tatuadas. PSI UNISC, 4(2), 62-78. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14945

Edição

Seção

Dossiê Temático: Representações e Práticas Sociais