https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/issue/feed PSI UNISC 2025-01-31T17:24:35-03:00 Cristiane Davina Redin Freitas cristianefr@unisc.br Open Journal Systems <p>A PSI UNISC tem como missão difundir e promover o conhecimento científico em Psicologia mediante a publicação de produções científicas nas temáticas das áreas da Saúde Mental e Práticas Sociais. Privilegia pesquisas e discussões interdisciplinares relacionadas aos contextos clínicos e sociais, atendendo seu papel de referência para as práticas profissionais. A PSI UNISC aceita trabalhos originais e inéditos, incluindo relatos de experiência, de pesquisa, trabalhos teóricos, históricos e ensaios vinculados às temáticas que são foco da revista. Não há cobrança taxas para avaliação ou publicação.</p> https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/20174 Apresentação 2025-01-31T14:27:33-03:00 Tainá Schütz tainaschutz@mx2.unisc.br 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/18518 Notificações de violações de direitos a partir do SIPIA em Maceió, Alagoas 2024-08-29T09:13:07-03:00 Gisele da Luz Freire Silva giiselefreire@gmail.com Paula Orchiucci Miura paula.miura@ip.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">A notificação é um instrumento que viabiliza o registro e a notoriedade de dados epidemiológicos acerca da situação da violência contra crianças e adolescentes na sociedade brasileira. Objetivou-se analisar a evolução histórica e as características das notificações de direitos violados de crianças e adolescentes, registradas pelos Conselhos Tutelares de Maceió, Alagoas. Trata-se de uma pesquisa documental sobre o perfil epidemiológico da violência contra crianças e adolescentes de Maceió, Alagoas, a partir de dados disponíveis no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA), no período de 2011 a 2022. Foram encontrados 576 registros de violações de direitos, com números de casos notificados nos últimos 3 anos. Os dados apontam que crianças (88,5%) foram mais vitimadas que adolescentes (11,5%), 58% das vítimas eram do sexo feminino, 34,4% eram da cor parda. A violência física destacou-se em 75,1% dos casos; em seguida, a violência sexual (abuso) (14,2%) e a violência psicológica (4,6%). Os pais (47,8%) destacaram-se como os principais autores das violências, seguidos das mães (30,4%) e tios/tias (21,8%). Constatou-se o recente registro de notificações no SIPIA e o problema da subnotificação da violência na capital alagoana, a perpetuação e naturalização da violência física intrafamiliar, a invisibilidade da violência psicológica e a ausência de dados socioeconômicos no banco de dados do SIPIA, o que dificultou uma análise pormenorizada acerca do perfil, classe social e realidade socioeconômica do público infantojuvenil alvo das violações em Maceió. </span></p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/18546 Psicologia e artes circenses: revisão integrativa da literatura 2024-03-07T20:14:22-03:00 Rafaela Oliveira rafaela4oliveira@hotmail.com Eliane Regina Pereira pereira.elianeregina@gmail.com <p>Estudos sobre artes circenses vêm se desenvolvendo cada vez mais no campo científico brasileiro e por ser uma manifestação cultural potente, onde acontecem diferentes relações psicossociais, surge a necessidade de investigar, através da Psicologia, o seu papel transformador nos sujeitos envolvidos. Este artigo de revisão integrativa de literatura tem como objetivo investigar o que há e como se constituem produções acadêmicas no âmbito das artes circenses e psicologia, relacionadas a aspectos psicossociais e desenvolvimento humano. Foram realizadas buscas nas bases de dados: Pepsic, Scielo e BVS (LILACS) e, mediante critérios de inclusão e exclusão, foram recuperados seis artigos, organizados em três dimensões de análise: 1) Circo como ferramenta em processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, 2) Circo como mediador na constituição de sujeitos e 3) Circo como ferramenta social e de inclusão. O total de publicações sob a forma de artigos (6) envolvendo Circo e Psicologia indica que a área precisa de mais estudos teóricos e investigações empíricas. Os resultados encontrados apontam que a arte circense é uma potente ferramenta em processos de aprendizagem, sendo uma importante mediadora na constituição de sujeitos e no seu desenvolvimento e possui significativa relevância social na vida destes sujeitos. Através deste trabalho, foi possível concluir que existem poucos trabalhos desenvolvidos sobre articulações entre psicologia e arte circense, os trabalhos analisados demonstraram que a arte circense favorece cuidados, estabelece vínculos e promove saúde, sendo, portanto, um abundante campo de investigação para estudos da psicologia.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/18367 Recursos interacionais e oferta de cuidados: observação de bebês durante acolhimento institucional 2024-08-08T09:37:27-03:00 Sidney Fernando de Souza Brito fernandobrito.psicologo@gmail.com Janari da Silva Pedroso pedrosoufpa@gmail.com <p>Este artigo objetivou compreender formas de interações entre dois bebês e suas cuidadoras em uma instituição de acolhimento infantil provisório. Utilizou-se uma abordagem qualitativa inspirada no método Bick de observação de bebês para a realização da coleta de dados. Após leitura dos materiais provenientes das observações e análises, três categorias foram criadas: recursos interativos do bebê; cuidadoras e suas capacidades para atender e cuidar do bebê; e o abrigo como contexto de promoção da interação cuidadora-bebê. Observou-se que ambos os bebês estavam apresentando um desenvolvimento dentro do esperado para suas idades, o que sugere que o ambiente da instituição se apresentava de forma positiva, tanto nos objetos presentes nele utilizados como suportes aos cuidados, quanto às disponibilidades das cuidadoras com as crianças. O abrigo onde a pesquisa foi realizada mostrou que pode influenciar significativamente no processo de individualização e desenvolvimento emocional dos bebês. Pesquisas sobre o desenvolvimento infantil em instituições como o abrigo são importantes no fomento de políticas públicas voltadas à saúde e cuidados do lactente.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/18512 O acompanhamento terapêutico (AT) como movimento político pela liberdade 2024-08-08T09:40:58-03:00 Eduardo Pereira Alves eduardopereirasc2@gmail.com Charlene Fernanda Thurow cfthurow@gmail.com Daniela Ribeiro Schneider danischneiderpsi@gmail.com <p>No início dos anos 2000 o cuidado em saúde mental passou a ser oferecido no território, concebido como uma rede de atenção psicossocial. Os serviços de saúde mental construíram novas formas de cuidado e novos olhares para o sofrimento psíquico grave. Foi um grande avanço que remodelou o cenário cultural e um longo processo de desinstitucionalização das práticas e dos discursos em relação à loucura. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma prática que nasceu junto aos movimentos de reforma na Saúde Mental, e se desenvolveu como uma clínica ampliada que se exerce fora do território institucional, buscando articular os elementos do seu cotidiano como estratégia terapêutica. O objetivo deste artigo, portanto, foi o de tecer uma reflexão sobre a história da prática do AT e suas prerrogativas emancipatórias e territoriais no cuidado em saúde mental. A pesquisa teve um desenho exploratório e descritivo para alcançar os seus objetivos. A abordagem do estudo foi qualitativa, com base em entrevistas com roteiro semiestruturado. A análise dos dados foi realizada por análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as práticas do AT no Brasil caminharam <em>pari passu</em> com os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira e com o Modo de Atenção Psicossocial, constituindo-se como um potente dispositivo político de fortalecimento de direitos dos usuários, como o direito à cidade e a uma vida digna, e se colocam na mediação do resgate da cidadania, alimentado pelo desejo de reinserção social.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/18526 Saúde mental das mulheres, maternidade e carreira: uma revisão da literatura 2024-03-20T16:06:13-03:00 Josiane da Silva Delvan josidelvan@univali.br Ana Claudia Delfini anaclaudia@univali.br Liara Dall' Agnese Sedor liarasedor@gmail.com <p>As inúmeras conquistas laborais das mulheres no mundo do trabalho, asseguradas pela garantia dos seus direitos trabalhistas e ampliação de seus espaços de atuação no mercado de trabalho, são um forte retrato das transformações socioculturais e econômicas das relações de gênero a respeito dos papéis sociais historicamente construídos para as mulheres. Se, de um lado, tais conquistas representam avanços laborais significativos, de outro reatualizam o debate sobre saúde mental das mulheres no enfrentamento dos papéis tradicionais de gênero e a conciliação entre maternidade e carreira. Com maior presença no mercado de trabalho, os desafios para conciliar carreira e maternidade estão cada vez mais presentes na vida das mulheres mães. Um dos maiores desafios evidenciados é a saúde mental na nova rotina após a vinda do primeiro filho. O objetivo deste artigo é analisar a produção científica de estudos sobre saúde mental das mulheres que buscam conciliar maternidade e carreira. Foram realizadas buscas nas bases de dados Capes e BVS-Saúde e 76 artigos foram encontrados, dos quais 03 foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos. Da análise dos achados, quatro pontos foram destacados: a naturalização dos papéis de gênero que responsabiliza unicamente as mulheres para criarem, individualmente, estratégias de gerenciamento das inúmeras demandas maternas e laborais; a relevância da rede de apoio para a promoção do autocuidado; a necessidade de observar os diferentes contextos sociais e econômicos que impactam na criação das redes de apoio e a crença de que a conciliação é algo possível de ser realizado, não sem conflitos.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/18596 Linguagem verbal no transtorno do espectro autista: estudo de casos 2024-04-04T09:34:38-03:00 Camila Rossi camilarossipsi@gmail.com Julia Parente juparente97@gmail.com Cleonice Alves Bosa cleonicebosa@gmail.com Jerusa Fumagalli de Salles jerusafsalles@gmail.com <p>Uma das características centrais na identificação dos casos de TEA é a comunicação peculiar das pessoas diagnosticadas. Os indicadores de linguagem não verbais para o diagnóstico de TEA em crianças tem sido bem documentado nas pesquisas de observação em contextos de interação social. Contudo, há necessidade de se investigar também os aspectos verbais por meio destas metodologias. O objetivo principal deste estudo é identificar as habilidades e os comprometimentos sociopragmáticos na linguagem verbal de uma criança com TEA, em comparação com uma criança sem TEA, no contexto de interação com a mãe. Pretende-se identificar os comportamentos repetitivos e estereotipados na linguagem verbal e no comportamento da criança, além de dificuldades na habilidade de conversação. Como objetivo secundário pretendeu-se avaliar a adequação de um protocolo de observação construído para avaliar os aspectos sociopragmáticos na linguagem verbal de crianças com TEA. Trata-se de um estudo de casos comparativos, de cunho descritivo e exploratório. Participaram deste estudo 2 crianças (uma com diagnóstico de TEA e outra sem TEA), com 5 anos de idade, e suas mães. Os resultados das sessões de observação demonstraram que foi possível identificar comprometimentos sociopragmáticos especificamente na criança com diagnóstico de TEA. O que mais diferenciou os dois casos foi a forma como a criança com TEA interagiu (dificuldades na prosódia e na atenção compartilhada, ausência de relato e presença de expressões estereotipadas e ecolalias) e pela dificuldade de coordenar o olhar com a fala. O protocolo parece ter cumprido seu objetivo, mas ainda necessita de revisão.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/18893 Síndrome da insuficiência familiar na pessoa idosa: uma revisão de escopo 2024-09-18T09:39:01-03:00 Michele Klotz da Rosa michele.rosa@edu.pucrs.br Irani Iracema de Lima Argimon argimoni@pucrs.br Dan Roger Pozza dan.pozza@edu.pucrs.br Pedro Henrique Dall’Onder Martins pedro.martins97@edu.pucrs.br <p>Objetivo: investigar os aspectos que caracterizam a Síndrome da Insuficiência Familiar (SIF) na população idosa comunitária. Método: Scoping Review, com pesquisa nas bases PUBMED, SCOPUS, APA PSYCNET, CINAHL, LILACS e EMBASE. Selecionaram-se documentos em português, inglês e espanhol, sem restrição de ano de publicação. 467 documentos tiveram títulos e resumos lidos, selecionando-se 180 deles para leitura integral. Após a leitura integral, selecionaram-se 79 documentos que compuseram a Revisão. Resultados: o suporte social na velhice sofre influência de elementos macro a microsistêmicos que são dinâmicos e orientam expectativas de apoio da pessoa idosa, comportamentos de busca e aceitação de apoio. Essas expectativas e comportamentos também mudam conforme o tipo de apoio exigido e as disponibilidades da(s) figura(s) de apoio. De etiologia multifatorial, a SIF é caracterizada por um descompasso entre as necessidades de apoio da pessoa idosa e a existência ou disponibilidade de uma rede de apoio social para atendê-la. A SIF instala-se nas situações em que redes de apoio não se ativam para atender as necessidades da pessoa idosa ou se ativam de forma inadequada em termos de qualidade e/ou intensidade do apoio, comprometendo a autonomia e/ou independência da pessoa idosa. Conclusões: mudanças macrosistêmicas têm impactado diferentes dimensões sistêmicas da pessoa idosa e contribuído para fragilização de seu suporte social. Investigar os elementos que influenciam e caracterizam a SIF viabilizará sua adequada avaliação e favorecerá o desenvolvimento de intervenções eficazes voltadas ao seu manejo.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 PSI UNISC