Chamada de artigos para a Revista Redes (UNISC). Vol.23 n.1/2018

A revista Redes (PPGDR – UNISC) convida para a submissão de artigos científicos ao dossiê temático Desenvolvimento Rural no contexto do Desenvolvimento Regional: avanços e retrocessos no Brasil recente.

O tema do Desenvolvimento Rural adquire destaque nos estudos sobre Desenvolvimento Regional a partir dos anos 1990, período em que são implementadas as primeiras políticas públicas direcionadas à Agricultura Familiar no país. Nesse contexto pesquisadores de diversas áreas do saber têm se dedicado a analisar as novas dinâmicas expressas nos mais diferentes contextos da realidade rural, visando compreender sua relevância nos processo de desenvolvimento das regiões.

Nas últimas décadas, especialmente em decorrência das pautas que emergiram com os governos progressistas, como segurança alimentar, reforma agrária, agricultura familiar, agroecologia e sustentabilidade ambiental, o Desenvolvimento Rural seguiu com destaque na agenda de pesquisa. Essa agenda passou a contemplar a análise das políticas públicas inclusivas no campo em diversos segmentos, com destaque para os impactos do crescimento do agronegócio, os padrões tecnológicos produtivos, o lugar dos movimentos sociais, a posição do Brasil no contexto mundial de produção de alimentos, entre outros.

No atual processo de desmonte das políticas públicas e a alteração dos direitos sociais garantidos na Constituição de 1988 (reformas trabalhista e previdenciária), vive-se um período de profundo estupor frente ao futuro que se desenha.

Nesse contexto, é preciso avançar cada vez mais na construção de novos saberes para gestar outras formas de ser, pensar e viver, que valorizem a diversidade enquanto expressão de arranjos territoriais particulares, repletos de história, enquanto espaços de resistência à padronização imposta pelo modelo hegemônico.

Deste modo, serão aceitas publicações sobre as seguintes temáticas:
- Aportes teórico-metodológicos sobre Desenvolvimento Rural no contexto do Desenvolvimento Regional
- Políticas públicas e planos regionais de Desenvolvimento Rural;
- Diversificação de atividades e geração de renda na Agricultura Familiar;
- Sistemas, processos e padrões produtivos voltados à sustentabilidade ambiental;
- Educação do campo;
- Culturas e identidades territoriais;
- Bem estar e qualidade de vida no campo;
- Redes de cooperação e solidariedade no campo;
- Questões de gênero e geração no espaço rural.

As contribuições para o número temático podem ser no formato de artigos, obedecendo às normas da revista, disponíveis nem https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#authorGuidelines. O número irá contar também com uma seção com artigos livres. As publicações devem ser submetidas até o dia 30 de outubro de 2017, por meio do sistema de submissão eletrônica. A publicação da edição está prevista para janeiro de 2018.