Dinâmicas socioeconômicas dos feirantes agricultores familiares de Chapecó (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i1.10532

Palavras-chave:

Feirantes agricultores familiares. Inserção nos mercados. Mercados de proximidade. Estratégias de resistência. Autonomia.

Resumo

No presente artigo, o objetivo central é compreender a feira-livre como um espaço estratégico para a permanência da agricultura familiar, indo além da temática da inserção de mercado. A pesquisa de campo foi desenvolvida nas duas feiras-livres centrais da cidade de Chapecó/SC, dividida em duas etapas: levantamento das características dos feirantes, por meio da entrevista com base em um formulário com questões abertas e fechadas com 63 feirantes responsáveis pelas bancas; e entrevistas com base em questões semiestruturadas com as 28 famílias que se enquadraram como feirantes agricultores familiares residentes no Município de Chapecó. Os dados coletados foram apresentados em quadros sínteses e a análise realizada seguiu os parâmetros da análise de conteúdo. Os resultados demostram a importância desse mercado de proximidade para os agricultores familiares feirantes, não apenas como espaço de comercialização de produtos, mas como espaço de construção social em que estão presentes as relações de interconhecimento, de reciprocidade e de relativa autonomia frente ao sistema agroalimentar hegemônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Socióloga, Mestre em Sociologia e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR); bolsista sênior da Fundação Araucária/SETI/Pr e Capes/Br; docente permanente do programa em desenvolvimento regional (PPGDR); pesquisadora e líder do Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional (CEPAD/UTFPR).

Samuel Tafernaberri Vasques Vasques, Prefeitura Municipal de Chapecó

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Pato Branco; Agrônomo na Prefeitura de Chapecó – End. Rua Nereu Ramos 1750E Sala dos Técnicos, Bairro Passo dos Fortes, Chapecó-SC, CEP 89805-100

Wilson Itamar Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro agrônomo, Mestre em Fitotecnia (UFRGS), Doutor em Agronomia (UFPEL); docente permanente do PPGDR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco; membro do CEPAD/UTFPR.

Downloads

Publicado

2018-01-19

Como Citar

Corona, H. M. P., Vasques, S. T. V., & Godoy, W. I. (2018). Dinâmicas socioeconômicas dos feirantes agricultores familiares de Chapecó (SC). Redes, 23(1), 237-261. https://doi.org/10.17058/redes.v23i1.10532

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural no contexto do Desenvolvimento Regional: avanços e retrocessos no Brasil recente