Os “novos” mercados e sua contribuição para a inclusão produtiva dos agricultores familiares no Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15165

Palavras-chave:

Políticas públicas. Mercados institucionais. Feiras locais. Desenvolvimento rural. Agentes multiplicadores.

Resumo

Os “novos” mercados são construções sociais baseadas em especificidades próprias pautadas por processos de diferenciação dos produtos da agricultura familiar. Neste contexto, este artigo analisa a contribuição dos “novos” mercados para a inclusão produtiva dos agricultores familiares e a identificação de quais mercados as políticas públicas tem potencializado no contexto do estado do Tocantins. Na metodologia utilizou-se da técnica de entrevistas que foram realizadas junto aos agentes multiplicadores que atuam com os públicos da agricultura familiar. Entre os resultados, postula-se que o diferencial dos “novos” mercados é que estão enraizados e aninhados em laços sociais que reaproximam os agricultores familiares dos consumidores no sistema agroalimentar localizado, destaque para os mercados institucionais e as feiras locais.

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Biografia do Autor

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Sousa, D. N. de. (2020). Os “novos” mercados e sua contribuição para a inclusão produtiva dos agricultores familiares no Tocantins. Redes, 25, 2171-2184. https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15165

Edição

Seção

Agricultura Familiar: Dimensões, Experiências e Desafios