Redes sociais e governança democrática: o caso de uma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais - Brasil

Autores

  • Edimilson Eduardo da Silva
  • Fábio Costa Lasmar
  • José Roberto Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v18i2.2696

Palavras-chave:

Governança em rede, redes sociais, administração pública.

Resumo

Este trabalho compreende a apresentação da rede social de parcerias no ano de 2010 em torno de uma Instituição Federal de Ensino Superior - Ifes, sediada no Estado de Minas Gerais. O objetivo do artigo é mostrar como as práticas de parcerias estabelecidas formalmente podem contribuir para a formação de uma governança democrática. A abordagem empregada foi de natureza quantitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados a pesquisa documental. Analisou-se o banco de dados de um órgão responsável pelo gerenciamento dos instrumentos de parcerias celebrados, classificou-se as instituições em pública, privada, terceiro setor, pessoa física e instituições estrangeiras. O resultado final foi a construção de sociogramas como representação gráfica, demonstrando os principais elementos de uma governança democrática. A pesquisa revelou que as parcerias como práticas institucionais podem contribuir para a constituição de uma rede de governança democrática, orientada por uma organização líder, formando-se parcerias dos tipos público – público e público - privado, permeado por dimensões de governança (regras de governabilidade definidas), administração (prática da gestão das tecnologias), autonomia (respeito às habilidades institucionais), mutualidade (responsabilidades mútuas), confiança e reciprocidade (fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão). Nesse sentido a rede social constituída pelas parcerias pode ser categorizada como sendo uma “rede de governança democrática”.

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Publicado

2013-06-13

Como Citar

Silva, E. E. da, Lasmar, F. C., & Pereira, J. R. (2013). Redes sociais e governança democrática: o caso de uma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais - Brasil. Redes, 18(2), 104-123. https://doi.org/10.17058/redes.v18i2.2696

Edição

Seção

Artigos