Fontes de crescimento da produção de cana-de-açúcar no sudeste e centro-oeste do Brasil

Autores

  • Geraldo Moreira Bittencourt Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v19i2.3173

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar. Padrão de crescimento. Modelo Shift-Share.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal avaliar os determinantes das variações na produção da cana-de-açúcar no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, entre os anos de 1990 e 2009, mensurando os efeitos área, produtividade e composição. O referencial teórico é composto pela conceituação sobre a modernização da agricultura e pela descrição da teoria de inovação induzida. A análise empírica do trabalho tem como base o modelo Shift-Share, também conhecido como diferencial estrutural. Nos resultados do período de 1990 a 2009 (período total), destaca-se a hipótese do maior rendimento médio da produção da cana-de-açúcar na região Sudeste e do padrão de crescimento da produção pelo fator área no Centro-Oeste. Por outro lado, no período de 2005 a 2009, em que as duas regiões em análise apresentaram as maiores taxas de crescimento da produção de cana-de-açúcar, o efeito composição foi o que revelou os valores mais expressivos, mostrando que a expansão da produção da cana nessas regiões vem ocorrendo, principalmente, pela substituição por terras de outras culturas menos rentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Moreira Bittencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares

Formação: Bel. Em Ciências Econômicas, 2011, Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV); Mestre em Economia Aplicada, 2013, Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV). Atualmente é professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Formação: Bel. em Matemática, 1977; M.S. Economia Rural, 1981; D.S. Economia Rural, 1990, UFV. Professora Associada III (Competitividade de Cadeias Agroindustriais, Economia e Comércio Internacional e Gestão da Qualidade), DER/UFV.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Bittencourt, G. M., & Gomes, M. F. M. (2014). Fontes de crescimento da produção de cana-de-açúcar no sudeste e centro-oeste do Brasil. Redes, 19(2), 182-201. https://doi.org/10.17058/redes.v19i2.3173

Edição

Seção

Artigos