Nos caminhos para o Nordeste: reflexões sobre os impactos diretos e indiretos da migração de retorno no período recente

Autores

  • Ricardo Ojima UFRN
  • Tiago Carlos Lima do Nascimento UFRN

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4526

Palavras-chave:

Migração, Desenvolvimento Regional, Migração de Retorno, Efeitos Indiretos da Migração de Retorno

Resumo

Analizou-se as recentes mudanças nos fluxos migratórios no Brasil, mais especificamente, a crescente importância da migração de retorno e os seus efeitos indiretos para o Nordeste brasileiro. A partir dos dados censitários recentes, observou-se a importância dos fluxos de retorno migratório para o Nordeste e como os membros dessas famílias de pessoas retornadas (i.e. seus efeitos indiretos) contribuem para os fluxos migratórios em direção ao Nordeste. Assim, esta análise permite reconhecer os migrantes, enquanto grupo social, observando as suas principais características. A caracterização desses fluxos se configura como elemento importante para entender os novos espaços de migração no Brasil, especialmente a região Nordeste. Palavras-chave: Migração. Desenvolvimento Regional. Migração de Retorno. Efeitos Indiretos da Migração de Retorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ojima, UFRN

Sociólogo e doutor em demografia, professor do Depto de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Tiago Carlos Lima do Nascimento, UFRN

Geógrafo, mestrando em demografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

Ojima, R., & Nascimento, T. C. L. do. (2015). Nos caminhos para o Nordeste: reflexões sobre os impactos diretos e indiretos da migração de retorno no período recente. Redes, 20(3), 48-62. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4526

Edição

Seção

Imigração e Trabalho e Organização dos Mercados de Trabalho