Fatores da modernização agrícola no Paraná para os anos de 1995 e 2006

Autores

  • Edson Ramos de Medeiros Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Marcia Regina Gabardo da Camara Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora do Mestrado em Economia Regional UEL.
  • Carlos Eduardo Caldarelli Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor do Mestrado em Economia Regional UEL.
  • Vanderlei José Sereia Professor Adjunto do Departamento de Economia da UEL.

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4588

Palavras-chave:

Modernização Agrícola. Análise Fatorial. Análise Espacial. Paraná.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os determinantes da modernização do setor agrícola do Paraná para os anos de 1995 e 2006. A fonte de dados utilizada foi o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística-IBGE. Dois métodos foram empregados para o tratamento e análise de dados, a saber: análise fatorial e análise espacial de dados. A análise fatorial permitiu construir o Índice de Modernização Agrícola-IMA e a Análise Exploratória de Dados Espaciais-AEDE possibilitou verificar padrões de concentração espacial do índice. Os resultados mostram que os indicadores que mais contribuíram na formação do IMA foram, respectivamente: a maquinaria; adubos e corretivos; sementes e mudas; defensivos agrícolas e; irrigação. Foram identificados três clusters de baixo IMA e seis clusters de alto IMA no Estado. Este estudo permitiu concluir que os clusters de baixo IMA ocorrem em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, de relevo e solo inaptos ou com restrições à mecanização, de menor fertilidade, vulneráveis à erosão, baixa produtividade agropecuária e pouco capitalizada. Por outro lado, os clusters de alto IMA ocorrem em áreas de melhores IDH, com relevo apto à mecanização, solos férteis e com baixa restrição à produção agropecuária, em suma, regiões de alta produtividade e capitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Ramos de Medeiros, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Economia Regional pela UEL

Marcia Regina Gabardo da Camara, Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora do Mestrado em Economia Regional UEL.

Doutora em Economia pela USP.

Carlos Eduardo Caldarelli, Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor do Mestrado em Economia Regional UEL.

Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP

Vanderlei José Sereia, Professor Adjunto do Departamento de Economia da UEL.

Doutor em Administração pela UNINOVE.

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

Medeiros, E. R. de, Camara, M. R. G. da, Caldarelli, C. E., & Sereia, V. J. (2015). Fatores da modernização agrícola no Paraná para os anos de 1995 e 2006. Redes, 20(3), 400-425. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4588