A reprodução socioeconômica na Agricultura Familiar: Uma análise da pecuária extensiva na Capela do Caravágio-RS

Autores

  • Filipe Augusto Xavier Lima Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR, UFSM). Professor substituto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Gustavo Daniel Benítez Castro Mestre em Extensão Rural do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR, UFSM). Professor das Áreas de Economia e Administração da Universidad De La República-UY.
  • Rodrigo Gisler Maciel Mestrando em Extensão Rural do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR, UFSM). Professor substituto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
  • Pedro Selvino Neumann Professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR, UFSM). Endereço para correspondência: UFSM - Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural.

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5218

Palavras-chave:

Agricultores Familiares. Desenvolvimento Rural. Sistemas Agrários.

Resumo

Este estudo teve como objetivo elaborar um diagnóstico dos sistemas de produção da zona homogênea da Capela do Caravágio, Distrito de Coxilha Grande, município de Vacaria/RS, com foco em uma análise econômica de algumas de suas unidades de produção agropecuária (UPAs). Para tanto, foi utilizada a metodologia de Análise de Sistemas Agrários, reconhecida como um importante instrumento que permite perceber as transformações históricas e a diferenciação geográfica das agriculturas. Primeiramente, fez-se uma análise geral da região, por meio do tratamento de dados secundários, leituras de paisagens e entrevistas com informantes qualificados. Em seguida, foram caracterizadas as tipologias de produtores e seus sistemas de produção e, por último, foram realizadas análises econômicas dos sistemas de produção. Como resultado, pôde-se verificar o histórico da região vinculado à produção pecuária, que foi sendo substituída, nos últimos anos, pela produção de grãos e pela fruticultura. Porém, manteve-se o sistema pecuário em regiões onde os produtores não têm condições de se inserir na dinâmica produtiva dos grãos e das frutas. As análises das UPAs apontam uma grande disparidade nos três sistemas analisados, tanto em termos de produtividade técnica como de resultados econômicos. Além disso, a dependência de rendas não agrícolas em algumas UPAs, assim como a dificuldade em manter os membros das famílias no campo, indica a necessidade de maior área para tornar viáveis os sistemas de pecuária extensiva da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-03

Como Citar

Lima, F. A. X., Castro, G. D. B., Maciel, R. G., & Neumann, P. S. (2016). A reprodução socioeconômica na Agricultura Familiar: Uma análise da pecuária extensiva na Capela do Caravágio-RS. Redes, 20(3), 94-118. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5218

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural no contexto do Desenvolvimento Regional: avanços e retrocessos no Brasil recente