Mercado de cadeias curtas na pecuária familiar: um processo de relocalização no território Alto Camaquã no Sul do Rio Grande do Sul/Brasil

Autores

  • Alessandra Matte Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS)
  • Márcio Zamboni Neske UERGS
  • Marcos Flávio Silva Borba EMBRAPA Pecuária Sul
  • Paulo Dabdab Waquil UFRGS
  • Sergio Schneider UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.5578

Palavras-chave:

Cadeias curtas. Desenvolvimento rural. Pecuária familiar. Relocalização.

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar um caso de relocalização alimentar e formação de cadeias curtas em dado local no sul do Rio Grande do Sul, através da venda de cordeiro por pecuaristas familiares do território Alto Camaquã. Para tanto, o caso analisado envolveu uma experiência em curso da construção de mercados da pecuária familiar, em específico de produção e comercialização da carne de cordeiro. O mercado da carne de cordeiro dos pecuaristas familiares recebe destaque por consistir em uma estratégia de revalorização da procedência de origem dos alimentos, destacando a construção de cadeias curtas nas formas estratégicas elaboradas entre produtores e consumidores para o estabelecimento de relações de comercialização dos produtores, construindo, desse modo, um processo de revalorização de um lugar e de um produto. Sendo assim, a venda local por pequenos produtores representa, entre tantos significados, um comprometimento de preservação da comunidade, da tradição, de conhecimento tácitos, entre outros valores não mercantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Matte, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS)

Zootecnista, Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Rural, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Márcio Zamboni Neske, UERGS

Doutor em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Campus Santana do Livramento/RS.

Marcos Flávio Silva Borba, EMBRAPA Pecuária Sul

Doutor em Sociologia, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Córdoba, Espanha. Pesquisador da EMBRAPA Pecuária Sul/RS.

Paulo Dabdab Waquil, UFRGS

Doutor em Economia Agrícola (University of Wisconsin, EUA). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e Agronegócios (CEPAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sergio Schneider, UFRGS

Doutor em Sociologia. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Matte, A., Neske, M. Z., Borba, M. F. S., Waquil, P. D., & Schneider, S. (2016). Mercado de cadeias curtas na pecuária familiar: um processo de relocalização no território Alto Camaquã no Sul do Rio Grande do Sul/Brasil. Redes, 21(3), 137-158. https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.5578