A operacionalização do Mercado Institucional de Alimentos no contexto do Vale do Rio Pardo-RS

Autores

  • Antônio Carlos Gomes Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
  • Cidonea Machado Deponti PPGDR/UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.6522

Palavras-chave:

Agricultura Familiar. Mercado Institucional de Alimentos. Segurança Alimentar e Nutricional. Vale do Rio Pardo recampesinização.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a construção do mercado institucional de alimentos no contexto do Vale do Rio Pardo, através de um estudo de caso da Cooperativa Leoboqueirense de Agricultores Familiares – COOPERLAF. O ponto de partida é a existência consolidada e predominante da cadeia produtiva do tabaco nesta região, o que implica avaliar o mercado institucional de alimentos (através do PAA e do PNAE) enquanto possibilidade concreta de diversificação da produção da agricultura familiar e de conquista de autonomia por parte dos agricultores. Constata-se que a inserção dos agricultores familiares no mercado institucional de alimentos através da COOPERLAF está possibilitando a abertura de novos canais de comercialização e geração de renda, diminuindo o seu nível de dependência em relação à produção de tabaco. Assim, sob a perspectiva conceitual da recampesinização, sugere-se que as políticas públicas de SAN representam a oportunidade de um desenvolvimento regional de caráter endógeno e, portanto, sustentável no Vale do Rio Pardo, a partir da valorização da agricultura familiar enquanto produtora de alimentos saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Gomes, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Graduado em Serviço Social UNISC Mestre em Desenvolvimento Regional PPGDR?UNISC

Cidonea Machado Deponti, PPGDR/UNISC

Departamento de CIências Econômica, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Downloads

Publicado

2016-01-03

Como Citar

Gomes, A. C., & Deponti, C. M. (2016). A operacionalização do Mercado Institucional de Alimentos no contexto do Vale do Rio Pardo-RS. Redes, 20(3), 163-179. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.6522

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural no contexto do Desenvolvimento Regional: avanços e retrocessos no Brasil recente